• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2004.tde-29092005-230328
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Szymanski Ribeiro Gomes
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Lichtig, Ida (Président)
Bassetto, Mônica Cristina Andrade
Carnio, Maria Silvia
Gualda, Dulce Maria Rosa
Westphal, Marcia Faria
Titre en portugais
"Plano de ação participativa para a identificação da deficiência auditiva em crianças de 3 a 6 anos de idade de uma comunidade de baixa renda"
Mots-clés en portugais
CENTROS COMUNITÁRIOS DE SAÚDE/recursos humanos
CRECHES/recursos humanos
EFICÁCIA
ESTUDOS TRANSVERSAIS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/educação
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/estatística & dados numéricos
POPULAÇÃO PERIFÉRICA
PRÉ-ESCOLAR
QUESTIONÁRIOS
TESTES DE IMPEDÂNCIA ACÚSTICA/métodos
TRIAGEM
Resumé en portugais
Objetivo: este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um procedimento para a identificação da deficiência auditiva em crianças pré escolares de uma comunidade de baixa renda por pessoas não especialistas. Casuística e métodos: funcionários da creche e da unidade de saúde foram treinados para aplicarem um questionário para triagem auditiva nos pais de 224 crianças de 3 a 6 anos de idade, que foram submetidas à triagem audiométrica e imitanciométrica. Resultados: verificou-se alta concordância na coleta de dados por meio do questionário entre a pesquisadora e os não especialistas. O questionário apresentou melhor sensibilidade e pior especificidade. Os não especialistas relataram aprendizado com a pesquisa e conscientização sobre a importância da audição. Conclusão: é possível treinar agentes comunitários a identificarem a deficiência auditiva em suas comunidades com instrumentos de baixo custo.
Titre en anglais
Participation of non-specialists in the detection of hearing loss in preschool children of a poor community
Mots-clés en anglais
ACOUSTIC IMPEDANCE TESTS/methods
CHILD DAY CARE CENTERS/manpower
CHILD PRESCHOOL
COMMUNITY HEALTH CENTERS/manpower
CROSS-SECTIONAL STUDIES
EFFICACY
HEARING IMPAIRED PERSONS/education
HEARING IMPAIRED PERSONS/statistics & numerical data
ISOLATED POPULATION
QUESTIONAIRES
TRIAGE
Resumé en anglais
Aim: this study aimed to access the efficacy of a low cost instrument used by non professionals to identify hearing loss in pre-school children in a low income community. Methods: employees of a nursery school and a health unit were trained to use a hearing screening questionnaire with parents of 224 children aged 3 to 6 years. The children underwent audiological screening. Results: the results showed that the non - specialists were capable of reproducing the evaluation of the professional regarding the use of the questionnaire. The questionnaire presented better sensitivity than specificity. The non - specialists reported learning and awareness of the importance of hearing in children. Conclusion: the questionnaire offers a low cost option for hearing screening, specially if it is administered by non professionals resources
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2005-10-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.