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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.5.2013.tde-04122013-110448
Document
Auteur
Nom complet
Milene Rossi Pereira Barbosa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Président)
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Avejonas, Daniela Regina Molini
Navas, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto
Takiuchi, Noemi
Titre en portugais
Identificação das variações do espectro do autismo
Mots-clés en portugais
Autismo
Comportamento
Diagnóstico diferencial
Linguagem
Resumé en portugais
O termo "Distúrbio do Espectro do Autismo" reflete uma tendência a valorizar a grande variedade clínica observada na prática diária e a possibilidade de existirem outros subtipos da patologia. A natureza clínica dos critérios de diagnóstico e a falta de instrumentos definidos e acessíveis para esse processo, em conjunto com a preocupação em não "rotular" a criança, contribuem para o atraso no diagnóstico. Para presente pesquisa, dividida em três estudos, foi utilizado o instrumento Differential Assessment of Autism and Other Developmental Disorders (DAADD) e traz como objetivos identificar as variações do Espectro do Autismo das crianças e adolescentes em atendimento no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, identificar os comportamentos das variações do Espectro do Autismo o instrumento com o Autism Behavior Checklist e por fim a partir dele, propor um instrumento reduzido. As análises permitem dizer que, quanto mais nova a criança, mais fácil se dá a diferenciação entre estar incluída no Espectro do Autismo e não estar, e quanto maior a idade da criança mais o DAADD identifica o diagnóstico diferencial dentro dos Distúrbios do Espectro do Autismo. O instrumento mostrou-se eficiente para o diagnóstico no espectro do autismo na comparação dos resultados apresentados no Autism Behavior Checklist pelo mesmo grupo de sujeitos, uma vez que o diagnóstico de Autismo foi o mais prevalente na classificação "alta probabilidade" do ABC para as idades de 4 a 8 anos. Outros estudos, com outros distúrbios do desenvolvimento (como Retardo Mental e Paralisia Cerebral) podem confirmar a utilidade e a especificidade do DAADD e de sua versão reduzida
Titre en anglais
Variants autism spectrum identification
Mots-clés en anglais
Autism
Behavior
Differential diagnosis
Language
Resumé en anglais
The term "autism spectrum disorder" reflects a larger clinical variability observed in daily practice and the possibility of other subtypes of the disease. The clinical diagnostic criteria and the lack of accessible and defined instruments with the concern to not "label" the child, contribute to the delay in diagnosis. To this study, divided into three studies, we used the instrument Differential Assessment of Autism and Other Developmental Disorders (DAADD) and has as objective to identify variations Autism Spectrum children and adolescents in care at the Laboratory of Speech Spectrum Disorders Autism, Faculty of Medicine, University of São Paulo, identify behaviors variations Autism Spectrum instrument with the Autism Behavior Checklist (ABC) and finally, propose an instrument reduced. Analyses showed that for the younger children was easier to differentiate between being included in the Autism Spectrum and not being, and as the age increases the DAADD is more effective to give the differential diagnosis in the Autism Spectrum Disorders . The instrument proved to be efficient for the diagnosis on the autism spectrum in comparing the results presented in the ABC by the same group of subjects, once the diagnosis of autism was more prevalent in ranking 'high probability' ABC for ages 4-8 years. Other studies with other developmental disorders (such as mental retardation and cerebral paralysis) may confirm the use and specificity of DAADD and its reduced version
 
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Date de Publication
2013-12-04
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
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  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Funções e meios comunicativos: um estudo evolutivo do espectro autístico. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Qualidade de vida dos cuidadores de crianças do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Suporte social a famílias de crianças do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiolgoai.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Suporte social e qualidade de vida em famílias de crianças incluídas no espectro autístico. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010.
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  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, et al. Questionário de fenótipo amplo de autismo: resposta de familiares de sujeitos do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, et al. Verificação da habilidade da atenção compartilhada em crianças do espectro autístico. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
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  • FERNANDES, F. D. M., e BARBOSA, M. R. P. Caracterização de crianças incluídas no espectro do autismo segundo o differencial assessment of autism and other developmental disorders. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
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  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. Qualidade de vida em crianças incluídas no espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
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