• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.5.2013.tde-04122013-110448
Documento
Autor
Nome completo
Milene Rossi Pereira Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Avejonas, Daniela Regina Molini
Navas, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto
Takiuchi, Noemi
Título em português
Identificação das variações do espectro do autismo
Palavras-chave em português
Autismo
Comportamento
Diagnóstico diferencial
Linguagem
Resumo em português
O termo "Distúrbio do Espectro do Autismo" reflete uma tendência a valorizar a grande variedade clínica observada na prática diária e a possibilidade de existirem outros subtipos da patologia. A natureza clínica dos critérios de diagnóstico e a falta de instrumentos definidos e acessíveis para esse processo, em conjunto com a preocupação em não "rotular" a criança, contribuem para o atraso no diagnóstico. Para presente pesquisa, dividida em três estudos, foi utilizado o instrumento Differential Assessment of Autism and Other Developmental Disorders (DAADD) e traz como objetivos identificar as variações do Espectro do Autismo das crianças e adolescentes em atendimento no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, identificar os comportamentos das variações do Espectro do Autismo o instrumento com o Autism Behavior Checklist e por fim a partir dele, propor um instrumento reduzido. As análises permitem dizer que, quanto mais nova a criança, mais fácil se dá a diferenciação entre estar incluída no Espectro do Autismo e não estar, e quanto maior a idade da criança mais o DAADD identifica o diagnóstico diferencial dentro dos Distúrbios do Espectro do Autismo. O instrumento mostrou-se eficiente para o diagnóstico no espectro do autismo na comparação dos resultados apresentados no Autism Behavior Checklist pelo mesmo grupo de sujeitos, uma vez que o diagnóstico de Autismo foi o mais prevalente na classificação "alta probabilidade" do ABC para as idades de 4 a 8 anos. Outros estudos, com outros distúrbios do desenvolvimento (como Retardo Mental e Paralisia Cerebral) podem confirmar a utilidade e a especificidade do DAADD e de sua versão reduzida
Título em inglês
Variants autism spectrum identification
Palavras-chave em inglês
Autism
Behavior
Differential diagnosis
Language
Resumo em inglês
The term "autism spectrum disorder" reflects a larger clinical variability observed in daily practice and the possibility of other subtypes of the disease. The clinical diagnostic criteria and the lack of accessible and defined instruments with the concern to not "label" the child, contribute to the delay in diagnosis. To this study, divided into three studies, we used the instrument Differential Assessment of Autism and Other Developmental Disorders (DAADD) and has as objective to identify variations Autism Spectrum children and adolescents in care at the Laboratory of Speech Spectrum Disorders Autism, Faculty of Medicine, University of São Paulo, identify behaviors variations Autism Spectrum instrument with the Autism Behavior Checklist (ABC) and finally, propose an instrument reduced. Analyses showed that for the younger children was easier to differentiate between being included in the Autism Spectrum and not being, and as the age increases the DAADD is more effective to give the differential diagnosis in the Autism Spectrum Disorders . The instrument proved to be efficient for the diagnosis on the autism spectrum in comparing the results presented in the ABC by the same group of subjects, once the diagnosis of autism was more prevalent in ranking 'high probability' ABC for ages 4-8 years. Other studies with other developmental disorders (such as mental retardation and cerebral paralysis) may confirm the use and specificity of DAADD and its reduced version
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-12-04
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera, et al. Estudo longitudinal da terapia de linguagem de 142 crianças e adolescentes com distúrbios do espectro do autismo [doi:10.1590/S2317-17822013000400015]. CoDAS [online], 2013, vol. 25, p. 388-390.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, and Fernandes, Fernanda Dreux Miranda. Qualidade de vida dos cuidadores de crianças com transtorno do espectro autístico [doi:10.1590/S1516-80342009000400009]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online], 2009, vol. 14, p. 482-486.
  • Santos, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparação dos instrumentos Childhood Autism Rating Scale e Autism Behavior Checklist na identificação e caracterização de indivíduos com distúrbios do espectro autístico [doi:10.1590/s2179-64912012000100018]. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Jornal [online], 2012, vol. 24, p. 104-106.
  • AVEJONAS, Daniela Regina Molini, et al. Coerência central no autismo infantil. In XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Santos, 2005. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial - XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Adequação das respostas encadeadas de pacientes do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Comportamento repetitivo de crianças autistas. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Déficits de atenção social em crianças com Distúrbio do Espectro Autístico: orientação social. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Jogo simbólico e interatividade de indivíduos autistas. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Play situations in Language Therapy with ASD Children & Adolescents. In ASHA Convention, San Diego, 2011. Beacons of Inspiration: Innovation to Action., 2011. Abstract.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Qualidade de vida de irmãos de autistas. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Quality of Life in Youngsters with ASD. In 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes, Atlanta, 2012. 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes.Atlanta : American speech-Language-Hearing Association, 2012. Abstract.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Atendimento ambulatorial x atendimento institucional - suporte social disponível a famílias de crianças incluídas no espectro autístico. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=1878&tid=1.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Funções e meios comunicativos: um estudo evolutivo do espectro autístico. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Qualidade de vida dos cuidadores de crianças do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Suporte social a famílias de crianças do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiolgoai.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Suporte social e qualidade de vida em famílias de crianças incluídas no espectro autístico. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Suporte social e qualidade de vida nas famílias de crianças incluídas no espectro autístico. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=1879&tid=1.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Relação entre gravidade fenotípica de crianças autistas e a qualidade de vida de seus cuidadores. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • COSTA, C. H., et al. Análise das respostas do perfil funcional da comunicação de crianças autistas. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • DEFENSE-NETRVAL, D. A., et al. Qualidade de vida de jovens do espectro do autismo. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, et al. Questionário de fenótipo amplo de autismo: resposta de familiares de sujeitos do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, et al. Verificação da habilidade da atenção compartilhada em crianças do espectro autístico. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Formação de fonoaudiólogos na atuação com crianças com distúrbios do espectro do autismo. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Habilidades pragmáticas e diagnóstico diferencial em crianças pertencentes ao espectro do autismo. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. O impacto da severidade comunicativa de indivíduos autistas no nível de estresse de seus pais. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Symbolic Play & Interactivity in Children with ASD. In 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes, Atlanta, 2012. 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes.Atlanta : American speech-Language-Hearing Association, 2012. Abstract.
  • FERNANDES, F. D. M., e BARBOSA, M. R. P. Caracterização de crianças incluídas no espectro do autismo segundo o differencial assessment of autism and other developmental disorders. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., e BARBOSA, T. C. Síndrome de Aarskog: uma visão fonoaudiológica. In V Congresso Internacional de Fonoaudiologia - III Encontro Iberoamericano de Fonoaudiologia, São Paulo, 1999. Programa Científico e Anais.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 1999. Resumo.
  • GERBELLI, Aline Elise, et al. Esclerose Tuberosa e autismo: estudo longitudinal de um caso. In XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Santos, 2005. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia).São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. Avaliação dos índices conversacionais em pacientes do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. Qualidade de vida em crianças incluídas no espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Aplicação da Childhood Autism Rating Scale em crianças com transtornos do espectro autístico. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=2593&tid=1.
  • MORATO, Priscilla Faria Sousa, et al. Verificação de déficits de atenção social no espectro autístico: atenção ao incômodo do outro. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • MOREIRA, Camila Ramos, et al. Fonoaudiologia baseada em evidências com indivíduos do espectro autístico: estudo longitudinal dos índices conversacionais e da qualidade das respostas. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • SANTOS, T. H. F., et al. Linguagem, produção da fala e diagnóstico médico no espectro do autismo. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparação entre as respostas do childhooh autism rank scale e do autism behavior checklist de indivíduos com Transtornos do Espectro Autístico. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparação entre o Childhood Autism Rating Scale (CARS), o Autism Behavior Checklist (ABC) e a Interatividade de crianças e adolescentes do espectro autístico. In 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, Gramado, 2011. 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia.São Paulo, 2011.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparing the use of CARS & ABC with Autistic Individuals. In ASHA Convention, San Diego, 2011. Beacons of Inspiration: Innovation to Action., 2011. Abstract.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Intenção comunicativa e imitação em crianças do espectro autístico. In 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, Gramado, 2011. 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia.são paulo, 2011. Resumo.
  • SILVA, Isabel Cristina Medeiros da, et al. Avaliação no espectro autístico: análise do contato ocular e respostas encadeadas. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • SANTOS, T. H. F., et al. Plano terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para linguagem com crianças não-verbais do espectro do autismo. In Pró-Fono. Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Organizador. Barueri : Pró-Fono, 2012{Volume}. cap. 1, p. 235-240.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-04122013-110448/
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.