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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.5.2010.tde-07042010-112648
Documento
Autor
Nombre completo
Milene Rossi Pereira Barbosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Lopes, Debora Maria Befi
Navas, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto
Título en portugués
Suporte social e qualidade de vida em famílias de crianças de espectro autístico
Palabras clave en portugués
Apoio social
Qualidade de vida
Transtorno autístico
Transtornos da linguagem
Resumen en portugués
Introdução: O autismo, classificado como Transtorno Global do Desenvolvimento, é descrito pela American Psychiatric Association como um complexo conjunto de inabilidades, as quais afetam a comunicação, o comportamento e a interação social dos indivíduos. As evidências sugeridas, de que os pais das crianças autistas tenham um risco consideravelmente aumentado de experimentar dificuldades psicológicas, estão totalmente relacionadas à ajuda que estes recebem. Outro fato importante que se dá com a associação entre o comportamento da criança e a aflição materna é a situação econômica enfrentada pelas famílias e pelos níveis baixos de suporte recebido que, quando adequado, pode proporcionar melhor adaptação e aceitação. Objetivos: verificar o suporte social formal e informal disponibilizado para as famílias com crianças e adolescentes com diagnósticos inseridos no espectro autístico nas situações de atendimento ambulatorial e institucional e a qualidade de vida informada/percebida por elas. Método: Foram sujeitos, 150 cuidadores de crianças/adolescentes incluídos no espectro autístico, com idade entre 24 e 65 anos, os quais responderam a um questionário referente ao suporte social recebido por eles e às questões feitas através do instrumento de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-brief, proposto pelo Programa de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde. Resultados: A categoria de participantes mais satisfeitos em relação ao suporte social recebido não se difere por questões econômicas ou sociais, mas sim pelo que referem em relação à qualidade de vida.
Título en inglés
Social support and quality of life in families with children of the autism spectrum
Palabras clave en inglés
Autistic disorder
Language disorders
Quality of life
Social support
Resumen en inglés
Introduction: The autism, classified as a Pervasive Developmental Disorder, is described by the American Psychiatric Association as a complex set of inabilities that include communication, behavior and social interaction of the affected individuals. Evidence suggest that the parents of autistic individuals are at considerably more risk of experiencing psychological impairments that are completely related to the assistance they receive. Another important issue to the association between the child’s behavior and mother discomfort is the economic stress faced by the families and the low amount of support provided. This support, when adequate, may allow better adaptation and acceptance. Purposes: to assess the formal and informal support provided to families with children and adolescents of the autism spectrum that are receiving institutional or clinical services and verify the reposted Quality of Life. Method: subjects were 150 caretakers of children and adolescents of the autism spectrum, with ages between 24 and 65 years. They answered a questionnaire about the social support available to them and to the World Health Organization Quality of Life – Brief questionnaire. Results: The group of participants that report the better social support is also the group with better Quality of Life.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-04-07
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera, et al. Estudo longitudinal da terapia de linguagem de 142 crianças e adolescentes com distúrbios do espectro do autismo [doi:10.1590/S2317-17822013000400015]. CoDAS [online], 2013, vol. 25, p. 388-390.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, and Fernandes, Fernanda Dreux Miranda. Qualidade de vida dos cuidadores de crianças com transtorno do espectro autístico [doi:10.1590/S1516-80342009000400009]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online], 2009, vol. 14, p. 482-486.
  • Santos, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparação dos instrumentos Childhood Autism Rating Scale e Autism Behavior Checklist na identificação e caracterização de indivíduos com distúrbios do espectro autístico [doi:10.1590/s2179-64912012000100018]. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Jornal [online], 2012, vol. 24, p. 104-106.
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  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Adequação das respostas encadeadas de pacientes do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Comportamento repetitivo de crianças autistas. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Déficits de atenção social em crianças com Distúrbio do Espectro Autístico: orientação social. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Jogo simbólico e interatividade de indivíduos autistas. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Play situations in Language Therapy with ASD Children & Adolescents. In ASHA Convention, San Diego, 2011. Beacons of Inspiration: Innovation to Action., 2011. Abstract.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Qualidade de vida de irmãos de autistas. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Quality of Life in Youngsters with ASD. In 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes, Atlanta, 2012. 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes.Atlanta : American speech-Language-Hearing Association, 2012. Abstract.
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  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Funções e meios comunicativos: um estudo evolutivo do espectro autístico. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Qualidade de vida dos cuidadores de crianças do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Suporte social a famílias de crianças do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiolgoai.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Suporte social e qualidade de vida em famílias de crianças incluídas no espectro autístico. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Suporte social e qualidade de vida nas famílias de crianças incluídas no espectro autístico. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=1879&tid=1.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Relação entre gravidade fenotípica de crianças autistas e a qualidade de vida de seus cuidadores. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
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  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, et al. Questionário de fenótipo amplo de autismo: resposta de familiares de sujeitos do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, et al. Verificação da habilidade da atenção compartilhada em crianças do espectro autístico. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Formação de fonoaudiólogos na atuação com crianças com distúrbios do espectro do autismo. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Habilidades pragmáticas e diagnóstico diferencial em crianças pertencentes ao espectro do autismo. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. O impacto da severidade comunicativa de indivíduos autistas no nível de estresse de seus pais. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Symbolic Play & Interactivity in Children with ASD. In 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes, Atlanta, 2012. 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes.Atlanta : American speech-Language-Hearing Association, 2012. Abstract.
  • FERNANDES, F. D. M., e BARBOSA, M. R. P. Caracterização de crianças incluídas no espectro do autismo segundo o differencial assessment of autism and other developmental disorders. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., e BARBOSA, T. C. Síndrome de Aarskog: uma visão fonoaudiológica. In V Congresso Internacional de Fonoaudiologia - III Encontro Iberoamericano de Fonoaudiologia, São Paulo, 1999. Programa Científico e Anais.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 1999. Resumo.
  • GERBELLI, Aline Elise, et al. Esclerose Tuberosa e autismo: estudo longitudinal de um caso. In XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Santos, 2005. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia).São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. Resumo.
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  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. Qualidade de vida em crianças incluídas no espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Aplicação da Childhood Autism Rating Scale em crianças com transtornos do espectro autístico. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=2593&tid=1.
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  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparação entre o Childhood Autism Rating Scale (CARS), o Autism Behavior Checklist (ABC) e a Interatividade de crianças e adolescentes do espectro autístico. In 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, Gramado, 2011. 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia.São Paulo, 2011.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparing the use of CARS & ABC with Autistic Individuals. In ASHA Convention, San Diego, 2011. Beacons of Inspiration: Innovation to Action., 2011. Abstract.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Intenção comunicativa e imitação em crianças do espectro autístico. In 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, Gramado, 2011. 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia.são paulo, 2011. Resumo.
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