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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.5.2010.tde-08062010-155652
Documento
Autor
Nombre completo
Danielle Azarias Defense
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Limongi, Suelly Cecilia Olivan
Mendes, Vera Lucia Ferreira
Título en portugués
Estudo longitudinal do perfil funcional da comunicação de adolescentes autistas
Palabras clave en portugués
Adolescência
Autismo
Cognição
Institucionalização
Linguagem
Resumen en portugués
O autismo é caracterizado por um prejuízo na tríade de desenvolvimento nas áreas de socialização, cognição e linguagem, o que nos remete à necessidade de se avaliar todos estes aspectos e a inter-relação entre eles. Outro aspecto importante é a questão de várias pesquisas abordarem mudanças nesses aspectos ao longo do tempo, sendo necessários estudos com adolescentes e adultos autistas para melhor caracterização de seus sintomas e da evolução observada no desenvolvimento. O objetivo geral dessa pesquisa foi traçar o perfil comunicativo de um grupo de autistas adolescentes institucionalizados, considerando os aspectos sócio-comunicativos, sócio-cognitivos e comportamentos. Foram sujeitos dessa pesquisa oito adolescentes autistas institucionalizados que foram avaliados durante seis meses a respeito do perfil funcional de comunicação, do desempenho sócio cognitivo, da escala de adaptação sócio-comunicativa e da escala Autism Behavior Checklist (ABC). Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística não paramétrica. Foi observada evolução quanto ao número de atos comunicativos e à proporção de funções comunicativas interpessoais entre o primeiro e o segundo momento de coleta de dados (três meses) e quanto ao desempenho sócio-cognitivo em situação espontânea entre o primeiro e o terceiro momentos (seis meses). Outro resultado importante foi que níveis de maior ou menor adaptação sócio-comunicativa não determinam melhor desempenho e/ou evolução nos resultados do perfil funcional de comunicação e que há relação entre maior pontuação no ABC com menores escores no desempenho sóciocognitivo assim como nos atos comunicativos produzidos. Conclui-se que é possível observar evolução na linguagem na faixa etária da adolescência em sujeitos autistas. Os aspectos sócio-cognitivos, linguagem e socialização estão relacionados também à maior gravidade do quadro
Título en inglés
Longitudinal study of the functional communicative profile os institutionalized adolescents with autism
Palabras clave en inglés
Adolescence
Autistic
Cognition
Institutionalization
Language
Resumen en inglés
Autism is characterized by impairments in the three areas of development: social, cognitive and linguistic. It makes it essential to assess all these aspects and the relations between them. Other important issue is that several studies report changes in these aspects along the time, which implies the need to assess adolescents and adults with autism to better characterize their symptoms and the evolution observed throughout development. The aim of this research was to determine the communicative profile of a group of institutionalized adolescents with autism, considering its relation with socialcognitive, social communicative and behavioral aspects. Subjects were eight institutionalized adolescents with autism. They were assessed during a sixmonth period in what refer to the functional communicative profile, the socialcognitive performance, the social-communicative adaptation scale and the Autistic Behavior Checklist (ABC). The results were analyzed with nonparametric statistics. It was observed that there was improvement in the number of communicative acts per minute and in the proportion of interpersonal communicative acts from the first to the second moment of data gathering (three-month period). The social cognitive performance in spontaneous situation presented improvement from the first to the second moment of data gathering (six-month period). Higher or lower levels of social-communicative adaptation do not determine better performance and/or improvement in the results of the functional communicative profile. There was a correlation between higher scores in the ABC and lower scores in social-cognitive performance and the number of communicative acts per minute. The social-cognitive, linguistic and social adaptation aspects were also related to the severity of the manifestations
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-06-08
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
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  • Defense-Netrval, Danielle Azarias, et al. Using the Preschool Language Scale, Fourth Edition to characterize language in preschoolers with autism spectrum disorders [doi:10.1590/S1516-80342011000400021]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online], 2011, vol. 16, p. 488-489.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Speech-Language intervention with children with ASD in Brazil. Topics in Language Disorders, 2013.
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  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Jogo simbólico e interatividade de indivíduos autistas. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Quality of Life in Youngsters with ASD. In 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes, Atlanta, 2012. 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes.Atlanta : American speech-Language-Hearing Association, 2012. Abstract.
  • DEFENSE-NETRVAL, D. A., et al. Qualidade de vida de jovens do espectro do autismo. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • DEFENSE-NETRVAL, D. A., e FERNANDES, F. D. M. Estudo piloto dos indivíduos autistas assistidos no município de São Paulo. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • DEFENSE-NETRVAL, D. A., PIMENTEL, A. G. L., e FERNANDES, F. D. M. A Efetividade da metodologia de ensino na disciplina de Fundamentos de Fonoaudiologia. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
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  • FERNANDES, F. D. M., e DEFENSE-NETRVAL, D. A. Percepção do discente de critérios avaliados no estágio. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
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  • PIMENTEL, A. G. L., DEFENSE-NETRVAL, D. A., e FERNANDES, F. D. M. Plano terapêutico Fonoaudiológico (PTF) de orientações a professores de ensino regular com inclusão de alunos do espectro do autismo. In Pró-Fono. Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Organizador. Barueri : Pró-Fono, 2012{Volume}, p. 217-222.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-08062010-155652/
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