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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2012.tde-09012013-175746
Documento
Autor
Nome completo
Thaís Helena Ferreira Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Avejonas, Daniela Regina Molini
Navas, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto
Título em português
Comparação entre o perfil funcional da comunicação e as respostas obtidas no Functional Communication Profile - Revised (FCP -R) em crianças e adolescentes com transtornos do espectro do autismo
Palavras-chave em português
Avaliação
Comunicação
Linguagem
Transtorno autístico
Resumo em português
Objetivo: Classificar crianças e adolescentes autistas segundo os critérios do Functional Communication Profile - Revised (FCP-R) e associar o seu resultado ao Perfil Funcional da Comunicação (PFC). Métodos: Foram selecionadas 50 crianças e adolescentes com idades entre 3 e 14 anos. As terapeutas desses indivíduos foram entrevistadas segundo o FCP-R e o PFC - Checklist e a avaliação do PFC foi realizada. Os sujeitos foram caracterizados e os dados associados a fim de verificar as possíveis interrelações. Resultados: O FCP-R identificou corretamente as dificuldades encontradas para os sujeitos, verificando os principais déficits nas áreas de comportamento, atenção/concentração, linguagem receptiva, linguagem expressiva e pragmática/social. Quando associado ao PFC e ao PFC-Checklist, podemos observar que o desempenho nestas áreas está diretamente associado ao desempenho na funcionalidade comunicativa - principalmente ao que se refere à interatividade e iniciativa comunicativa desses sujeitos. Discussão: Os dados obtidos concordam com os dados encontrados na literatura que evidenciam que os indivíduos autistas apresentam maiores dificuldades em relação ao comportamento, as habilidades de atenção e de concentração, às habilidades de linguagem e as habilidades pragmáticas e sociais, e observam ainda que quanto maior é esse prejuízo, maior é, também, a dificuldade em interagir. Conclusão: O uso de protocolos objetivos associados é de extrema importância para a prática clínica, o delineamento do atendimento terapêutico, a mensuração da evolução e para o desenvolvimento de pesquisas científicas.
Título em inglês
Comparizon between the Functional Communicative Profile and the answers obtained on the Functional Communication Profile - Revised (FCP-R) in children and adolescents of the autism spectrum
Palavras-chave em inglês
Autistic disorder
Communication
Evaluation
Language
Resumo em inglês
Purpose: Classify children and adolescents with autism spectrum disorders (ASD) according to the criteria proposed by the Functional Communication Profile - Revised (FCP-R) and associate the results with the Functional Communicative Profile (FCP). Method: Subjects were 50 children and adolescents with ages varying from 3 to 14 years. The language therapists attending each of the subjects were interviewed to fill the FCP-R and the PFC-checklist (FCP-C) and the FCP was determined based on a video sample. The subjects were assessed and the results were compared in order to determine possible associations. Results: The FCP-R correctly identified the disorders presented by the subjects verifying the main deficits in the areas of behavior, attentiveness, receptive language, expressive language and pragmatic/social. When associated to the FCP and to the FCP-C it was possible to observe that the performance on these areas is directly associated to the communicative functionality especially in what refers to the subjects' interactivity and communicative initiative. Discussion: Data obtained agree with studies that show evidence that ASD individuals have more communicative impairments than in the areas of behavior, attentiveness, language, and social and pragmatic abilities. It was also observed that more severe disorders are associated greater interaction inabilities. Conclusion: The combined use of different protocols is useful to the clinical practice, to the design of intervention programs, to the assessment of therapeutic results and to the development of scientific research.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-01-15
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
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