• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.5.2013.tde-15082013-091033
Documento
Autor
Nome completo
Tatiane Faria Barrozo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Wertzner, Haydée Fiszbein (Presidente)
Castro, Marcia Mathias de
Carvallo, Renata Mota Mamede de
Título em português
Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central
Palavras-chave em português
Criança
Diagnóstico
Fala
Fonoaudiologia
Transtornos da articulação
Transtornos da audição
Resumo em português
INTRODUÇÃO: O Transtorno Fonológico (TF) é uma alteração de fala, de causa indefinida e de manifestações heterogêneas. OBJETIVO: Verificar o desempenho de crianças com TF em medidas fonológicas, inconsistência de fala (IF) e habilidades metafonológicas em função da presença do histórico de otite media e da alteração de Processamento Auditivo Central (PAC). MÉTODO: Fizeram parte desta pesquisa 21 sujeitos, com idades entre 7:0 anos e 9:11 anos com diagnóstico de TF, Fizeram parte desta pesquisa 21 sujeitos, com idades entre 7:0 anos e 9:11 anos com diagnóstico de TF. Três diferentes análises foram realizadas de acordo com: 1) as medidas fonológicas (21 - sujeitos); 2) com a ausência (GSHO - 16 sujeitos) ou presença (GHO- cinco sujeitos) do histórico de otite média e 3) com a ausência (G1 - 10 sujeitos) ou presença (G2 - 11 sujeitos) da desordem do Processamento Auditivo Central. RESULTADOS: quando agrupados por meio das medidas fonológicas, mostraram que quanto maior a gravidade do TF, pior o desempenho na IF e nas habilidades metafonológicas. Quando foram agrupados de acordo com o histórico de otite média, os resultados demostraram não haver diferença para nenhuma das variáveis estudadas, com exceção do subteste do Teste de Sensibilidade Fonológica (TSF) de aliteração diferente na versão visual, sendo que os sujeitos com o histórico de otite foram piores neste subteste. Quando os sujeitos foram agrupados de acordo com a alteração do PAC, os resultados mostraram não haver diferença entre os grupos em função da idade, histórico de otite média, IF e para o número de diferentes tipos de processos fonológicos. Os sujeitos com alteração de PAC apresentaram maior ocorrência do processo fonológico de Simplificação do Encontro Consonantal (SEC), somente na prova de Imitação de palavras, menores valores de Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC), Porcentagem de Consoantes Corretas - Revisado (PCC-R) e maiores de Process Density Index (PDI). A construção da curva ROC para o PDI indicou poder discriminatório para a composição dos dois grupos (área=0,79), sendo o valor de corte estabelecido 0,54 com sensibilidade (0,73) e especificidade (0,90). Este resultado sugere que crianças com TF e valores de PDI acima desse valor podem apresentar alteração no PAC. Os sujeitos com alteração do PAC apresentam maior dificuldade no TSF em todos os subtestes, tanto na versão auditiva como na visual. CONCLUSÃO: Foi possível verificar com as análises realizadas, evidências de que o maior comprometimento da representação fonológica indica também maior comprometimento do PAC. O histórico de otite não mostrou evidências de sua influência no TF. A análise dos sujeitos com TF em função da presença de alteração do PAC sugeriu maior comprometimento dessas crianças nas medidas de fonologia e das habilidades de rima e aliteração envolvidas no TSF, porém isso não ocorreu para IF. Assim a aplicação de provas complementares forneceu informações relevantes para o diagnóstico do TF
Título em inglês
Performance of children with speech sound disorders according to central auditory processing assessment
Palavras-chave em inglês
Articulation disorders
Child
Diagnosis
Hearing disorders
Speech
Speech language and hearing sciences
Resumo em inglês
INTRODUCION: The Speech Sound Disorder (SSD) is a speech disorder of unknown origin and heterogeneous manifestations. AIM: To verify the performance of children with SSD in different phonological measures, in speech inconsistency (SI) and in metaphonological abilities according to the presence of otitis media history and Central Auditory Processing disorder. METHOD: The study participants included 21 male and female children with SSD between 7 and 9:11 years old. Three different analysis were conducted according to: 1) the phonological measures; 2) the absence (GSHO-16 subjects) or presence (GHO-five subjects) of OMH and 3) the absence (G1-10 subjects) or presence (11 subjects) of central auditory processing disorder. RESULTS: First analysis indicated that the greater the severity, the worst were both the SI and metaphonological performance at the tests. When subjects were grouped according to the otitis media history no difference was observed among the different variables except for the alliteration subtest of the phonological awareness in visual version indicating that children with otitis media history performed worse at this subtest. No difference was observed at the analysis of age interference, otitis media history, SI and different types of phonological processes when children were grouped according to the presence/absence of central auditory processing disorder. Subjects with central auditory processing disorder presented more gliding simplification at the picture naming task and lower values at the indexes of Percentage of Consonants Correct (PCC) and Percentage of Consonants Correct - Revised (PCC-R). The ROC curve for the index PDI indicated discriminatory power to the composition of two diferente groups (area = 0.79) according to the cutoff value of 0.54 with sensitivity of 0.73 and specificity of 0,90. This result suggests that children with SSD and PDI values above this cutoff value may present a disorder at the central auditory processing evaluation. Subjects with central auditory processing disorder had more difficulty at the phonological awareness test (in all subtests) of both visual and auditory versions. CONCLUSION: It was possible to identify evidences that the greater the involvement at the phonological representation, the greater is the disorder at the central auditory processing evaluation. No influence of the otitis media history was observed at the present study. The analysis of children with SSD according to the central auditory processing disorder suggested greater involvement of these children on the phonological measures and on the metaphonological abilities (rhyme and alliteration) but it did not occur at the SI analysis. Thus the use of complementary tests provided relevant information to the diagnosis of SSD
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-15
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • WERTZNER, H. F., et al. Implicações da diadococinesia oral no transtorno fonológico [doi:10.1590/s2317-17822013000100010]. CoDAS [online], 2013, vol. 25, p. 52-58.
  • BARROZO, T. F., Pagan-Neves, Luciana de Oliveira, e WERTZNER, H. F. Desempenho de crianças com transtorno fonológico em função da alteração do processamento auditivo central. In 21o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do 21o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • BARROZO, T. F., e WERTZNER, H. F. Speech sound disorders: interaction between phonological and auditory perceptual processing. In 29th World Congress of the IALP, Turim, Itália, 2013. Anais do 29th World Congress of the IALP., 2013. Resumo.
  • BARROZO, T. F., WERTZNER, H. F., e GALEA, D. E. S. Respostas de crianças com transtonro fonológico em testes de padrão temporal. In 17o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - 1o. Congresso Ibero-Amerciano de Fonoaudiologia, Salvador, Ba, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo.
  • Vilela, Nadia, et al. Relationship between the severity index of speech sound disorders and CAPD. In Audiology now! 2013, Anaheim, CA, 2013. Anais do Audiology now! 2013., 2013. Resumo.
  • WERTZNER, H. F., et al. Comparison between stimulability & articulation rate in speech sound disorder. In 2011 ASHA Convention, San Diego, CA, 2011. Anais do 2011 ASHA Convention., 2011. Abstract.
  • WERTZNER, H. F., et al. Comparison of phonological processess and speech indexes in Brazilain children with and without phnological disorders. In 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, Atenas, 2010. Anais do 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics., 2010. Abstract.
  • WERTZNER, H. F., et al. Descrição das características dos sujeitos diagnosticados com transtorno fonológico em laboratório específico. In 18o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Anais do 18o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2010. Resumo.
  • WERTZNER, H. F., et al. Speech inconsistency and articulation rate in children with SSD. In 29th World Congress of the IALP, Turim, Itália, 2013. Anais do 29th World Congress of the IALP., 2013. Resumo.
  • WERTZNER, H. F., BARROZO, T. F., e PAGAN-NEVES, L. O. Análise de provas complementares no transtorno fonológico em função da alteração do Processamento Auditivo (Central). In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • WERTZNER, H. F., PAGAN-NEVES, L. O., and BARROZO, T. F. Relationship between articulatory indexes with phonological awareness abilities. In 2011 ASHA Convention, San Diego, CA, 2011. Anais do 2011 ASHA Convention., 2011. Abstract.
  • WERTZNER, H. F., PAGAN-NEVES, L. O., e BARROZO, T. F. Contribuição de medidas cognitivo-linguísticas para o diagnóstico do transtorno fonológico. In 19o. Congresso Brasileiro e 8o. Internacional de Fonoaudiologia, São Paulo, 2011. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2011. Resumo.
  • WERTZNER, H. F., PAGAN-NEVES, L. O., e BARROZO, T. F. Evidências de dificuldade no processamento motor da fala em crianças com trasntorno fonológico. In 19o. Congresso Brasileiro e 8o. Internacional de Fonoaudiologia, São Paulo, 2011. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2011. Resumo.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.