• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.5.2014.tde-04092014-151410
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Francisco Cachoni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Caromano, Fátima Aparecida (Presidente)
Favero, Francis Meire
João, Silvia Maria Amado
Título em português
Efeito de instruções usando DVD-ROM no desempenho técnico de massoterapia miofascial e sua retenção
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Educação/métodos
Ensino
Fisioterapia
Massagem/métodos
Materiais de ensino
Questionários
Terapias complementares/métodos
Resumo em português
Contextualização: Existem poucas investigações sobre recursos didáticos modernos para o ensino de habilidades técnicas de massoterapia. Objetivo: Avaliar o efeito de instruções usando filme no formato DVD associado ao ensino tradicional (aula expositiva com demonstração do instrutor em um voluntário), no aprendizado e na retenção de massagem miofascial (MM). Método: Estudo retrospectivo e duplo cego. Uma fisioterapeuta experiente que atuou como professora (cega ao objetivo do estudo) e 60 fisioterapeutas que realizaram o curso sobre MM. O curso teve 15 aulas, utilizando o livro "Massoterapia Clínica" de Clay e Pounds (2003) e aulas expositivas para o grupo A (n=30) e o livro e o DVD para o grupo B (n=30). O livro descreve e ilustra as manobras de MM e o DVD as demonstra. A avaliação foi realizada por meio de observação de filmagem com simulação de tratamento, realizada ao final do curso, repetida dois meses após, para avaliar retenção. No final do curso os participantes responderam um questionário sobre satisfação com o curso. As atividades filmadas foram avaliadas por dois fisioterapeutas cegos ao objetivo do estudo. Resultados: A análise de correlação de coeficiente intraclasse confirmou confiabilidade das notas dadas pelos avaliadores. Houve diferenças entre os grupos na habilidade de aplicação de MM, com melhor aproveitamento do grupo B (ANOVA twoway). Os alunos do grupo B sugeriram complementações no curso com novas tecnologias de ensino. A utilização de DVD diminui o tempo das aulas em um terço. Conclusão: As instruções de DVD complementaram os recursos didáticos tradicionais, com vantagens para o aprendizado e tempo de curso
Título em inglês
There are few investigations on modern resources for educational teaching ability techniques of massage therapy
Palavras-chave em inglês
Complementary therapies
Education/methods
Learning
Massage/methods
Physiotherapy
Questionnaires
Teaching materials
Teaching/methods
Resumo em inglês
Contextualization: There are few investigations on modern resources for educational teaching ability techniques of massage therapy. Objective: To evaluate the effect of instructions using film in DVD way associated to the traditional teaching (expositive class with instructor demonstration in a volunteer), in the learning and retention myofascial massage (MM). Method: It is a retrospective and double blind study. An experienced physiotherapist she served as a teacher (blind to the purpose of the study) and 60 physiotherapists carried out the course on MM. The course had 15 classes using the book ¨Massage Clinic, Clay and Pounds (2003)¨ and expositive classes for group A (n = 30) and the same book and respective DVD for group B (n = 30). The book describes and illustrates the maneuvers of MM and the DVD demonstrates technical. The assessment was performed by means of recording with simulation of treatment realized at the end of the course, repeated after two months to evaluate retention. At the end of the course the participants answered a questionnaire about satisfaction with the course. The film was evaluated by two physiotherapists blinded to the study. Results: Analysis of intraclass correlation coefficient confirmed trustworthiness of the ratings given by the evaluators. There were differences between groups in the ability of application of MM, with better use of group B (two-way ANOVA). Students in group B have suggested supplementations on course with new teaching technologies. The use DVD of classes decreases the time in onethird. Using DVD decreases the time used to perform the lessons in a third. Conclusion: The instructions of the DVD have complemented traditional teaching resources, with advantages for learning and course time
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
LuizFranciscoCachoni.pdf (783.09 Kbytes)
Data de Publicação
2014-09-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.