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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2018.tde-07122018-092828
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Ritto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Claudia Regina Furquim de (Presidente)
Cattoni, Débora Martins
Juste, Fabiola Staróbole
Moraes, Danielle Pedroni
Título em português
Fluência de fala e alteração do feedback auditivo: comparação entre medidas objetivas e perceptuais
Palavras-chave em português
Dispositivos eletrônicos vestíveis
Fonoaudiologia
Gagueira
Medida da produção da fala
Qualidade de vida
Retroalimentação sensorial
Resumo em português
INTRODUÇÃO: A gagueira do desenvolvimento é uma patologia caracterizada por rupturas involuntárias no fluxo de fala, causadas por déficits no processamento neuromotor para a fala. Estes sintomas têm como consequência uma variedade de reações fisiológicas, comportamentais, cognitivas e emocionais para a pessoa que gagueja. O objetivo geral deste trabalho foi investigar os efeitos do tratamento fonoaudiológico para gagueira baseado em dispositivos de alteração de feedback auditivo, e compará-los aos efeitos do tratamento tradicional, baseado em estratégias comportamentais. MÉTODOS: Esta tese foi desenvolvida no formato de compilação de artigos científicos. Foram compilados três artigos, dois já publicados em periódicos com indexação na base de dados Web of Science e um terceiro artigo já submetido para publicação, em processo de revisão por pares. Foi incluída ainda uma análise crítica das contribuições dos artigos compilados para a área da Fonoaudiologia. RESULTADOS: Os estudos analisados não apresentaram diferenças significativas entre os resultados das duas abordagens terapêuticas investigadas; ambos os protocolos terapêuticos alcançaram melhora pós-tratamento, medida por meio da performance da fluência de fala e da qualidade de vida auto referida. CONCLUSÕES: Os dispositivos de alteração do feedback auditivo podem ser utilizados como recurso no tratamento da gagueira em adultos
Título em inglês
Speech fluency and altered auditory feedback: comparison between objective and perceptual measurements
Palavras-chave em inglês
Feedback sensory
Quality of life
Speech language and hearing sciences
Speech production measurement
Stuttering
Wearable electronic devices
Resumo em inglês
INTRODUCTION: Developmental stuttering is a pathology characterized by involuntary disruptions in speech flow and is caused by deficits in neuromotor processing involved in speech production. These symptoms result in a variety of physiological, behavioral, cognitive and emotional consequences to the person who stutters. This study aimed to investigate the effects of a therapeutic approach for stuttering treatment based on altered auditory feedback devices, and to compare them with a traditional behavioral therapeutic approach. METHODS: This thesis is a compilation of two papers published in peerreviewed scientific journals indexed in the Web of Science database, and one unpublished manuscript, submitted to a scientific journal and currently awaiting review by peers. A critical analysis of the contributions of the compiled papers to the Speech-Language Pathology field was performed. RESULTS: The results presented in the analyzed papers did not show differences between the outcomes of the two therapeutic approaches; both protocols achieved improvements, as measured by speech fluency performance and selfreported quality of life. CONCLUSIONS: Altered auditory feedback devices may be used as a resource for the treatment of adults who stutter
 
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AnaPaulaRitto.pdf (2.77 Mbytes)
Data de Publicação
2018-12-07
 
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