• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2016.tde-30062016-144844
Document
Auteur
Nom complet
Libia Camargo Ribeiro Leite
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Schochat, Eliane (Président)
Pereira, Liliane Desgualdo
Wertzner, Haydée Fiszbein
Titre en portugais
O efeito da estimulação top-down e bottom-up no potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo complexo
Mots-clés en portugais
Estimulação acústica
Percepção da fala
Plasticidade neuronal
Potenciais evocados auditivos
Transtornos da percepção auditiva
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Resumé en portugais
Introdução: Crianças com transtorno fonológico (TF) apresentam dificuldade na percepção de fala, em processar estímulos acústicos quando apresentados de forma rápida e em sequência. A percepção dos sons complexos da fala, dependem da integridade no processo de codificação analisado pelo Sistema Nervoso Auditivo. Por meio do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico com estímulo complexo (PEATEc) é possível investigar a representação neural dos sons em níveis corticais e obter informações diretas sobre como a estrutura do som da sílaba falada é codificada no sistema auditivo. Porém, acredita-se que esse potencial sofre interferências tanto de processos bottom-up quanto top-down, o que não se sabe é quanto e como cada um desses processos modifica as respostas do PEATEc. Uma das formas de investigar a real influência dos aspectos top-down e bottom-up nos resultados do PEATEc é estimulando separadamente esses dois processos por meio do treinamento auditivo e da terapia fonoaudiológica. Objetivo: Verificar o impacto da estimulação sensorial (processamento bottom-up) e cognitiva (processamento top-down), separadamente, nos diferentes domínios da resposta eletrofisiológica do PEATEc. Método: Participaram deste estudo 11 crianças diagnosticadas com TF, com idades entre 7 e 10:11, submetidas a avaliação comportamental e eletrofisiológica e então dividas nos grupos Bottom-up (B-U) (N=6) e Top-down T-D (N=5). A estimulação bottom-up foi voltada ao treinamento das habilidades sensoriais, através de softwares de computador. A estimulação top-down foi realizada por meio de tarefas para estimular as habilidades cognitiva por meio do Programa de Estimulação Fonoaudiológica (PEF). Ambas as estimulações foram aplicadas uma vez por semana, num período de aproximadamente 45 minutos por 12 semanas. Resultados: O grupo B-U apresentou melhoras em relação aos domínios onset e harmônicos e no valor da pontuação do escore após ser submetido à estimulação bottom-up. Por sua vez, após serem submetidos à estimulação top-down, o grupo T-D apresentou melhoras em relação aos domínios onset, espectro-temporal, fronteiras do envelope e harmônicos e para os valores da pontuação do escore. Conclusão: Diante dos resultados obtidos neste estudo, foi possível observar que a estimulação sensorial (processamento bottom-up) e a estimulação cognitiva (processamento top-down) mostraram impactar de forma diferente a resposta eletrofisiológica do PEATEc
Titre en anglais
The effect of top-down and bottom-up stimulation on auditory brainstem response to complex sounds
Mots-clés en anglais
Acoustic stimulation
Auditory perceptual disorders
Evoked potentials auditory
Language development disorders
Neuronal plasticity
Speech perception
Resumé en anglais
Introduction: Children with speech sound disorder present difficulties in speech perception specially regarding the processing of acoustic stimuli when they occur rapidly and sequentially. The perception of complex sounds of speech depends on the integrity of the codification process analyzed by the auditory system. Through the Auditory Brainstem Response to complex sounds (cABR) it is possible to investigate the neural representation of sounds in cortical levels to obtain direct information about how the sound structure of the stressed syllable is codified in the auditory system. However, it is believed that bottom-up and top-down processes interfere in the cABR, though the level of intensity and the way through which they can change the response of the cABR is still unkown. One of the methods for investigating the actual influences of the bottom-up and top-down processes in cABR responses is by stimulating separately those two processes by means of auditory training and speech therapy. Objective: Verify the impact of both sensory stimulation (bottom-up processing) and cognitive stimulation (top-down processing) separately, in the different domains of the cABR electrophysiological response. Method: The participants of the study were 11 children of 7 to 10:11 year-old diagnosed with speech sound disorder, who underwent behavioral and electrophysiological assessment and were divided in the following groups: Bottom-up (B-U) (N=6) and Top-down (T-D) (N-5). The bottom-up stimulation focused on sensorial skills by using computer softwares. Top-down stimulation was prosecuted by using tasks to stimulate cognitive skills through the Speech Stimulation Program. Both stimuli were applied once a week for 45 minutes, in a period of 12 weeks. Results: The B-U group showed improvement in relation to onset and harmonic domains, and in relation to the score punctuation values after being subjected to bottom-up stimulation. On the other hand, the T-D group, after being subjected to top-down stimulation, showed improvement in relation to the onset, time domain spectrum, envelope boundaries and harmonics, and to the score punctuation values. Conclusions: According to the results of this study, it was possible to conclude that sensorial stimulation (bottom-up processing) and cognitive stimulation (top-down processing) showed different impacts on the cABR electrophysiological response
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-07-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.