• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.54.1985.tde-01062009-113345
Documento
Autor
Nome completo
Laura Natal Rodrigues
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1985
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Sergio Mascarenhas (Presidente)
Ferreira, Guilherme Fontes Leal
Ghilardi Netto, Thomaz
Título em português
Um novo dosímetro de eletreto para radioterapia.
Palavras-chave em português
Dosimetria
Eletreto
Radioterapia
Resumo em português
Neste trabalho apresentamos os resultados obtidos com um novo dosímetro de eletreto plano para uso em Radioterapia. O princípio de funcionamento do dosímetro de eletreto se baseia na utilização do campo do eletreto como o campo coletor de íons, em um sistema análogo ao da câmara de ionização, e ainda, corno um detector para a carga integrada. O modelo inicial do dosímetro possuía urna geometria cilíndrica. Através das curvas de calibração deste dosímetro, onde analisamos a sensibilidade, reprodutibilidade, estabilidade e, ainda, a dependência da sensibilidade com o volume e a pressão, concluímos que para aumentar a sua faixa útil de exposição, deveríamos construir um dosímetro com geometria plana. Estudamos a dependência da sensibilidade do dosímetro plano com as condições de carregamento do eletreto, volume da câmara e material da parede (alumínio, latão e aço inox) e os melhores resultados foram obtidos com o dosímetro de aço inox. Comparamos o comportamento deste sistema dosimétrico com um dosímetro Baldwin-Farmer, comumentemente usado em Radioterapia e verificamos que os resultados se mostraram satisfatórios. As características finais deste dosímetro são as seguintes: sensibilidade de 10-13C/R, volume de 0.20 cm3, reprodutibilidade de 5% e alcance máximo de exposição de 700 R. Finalmente, desenvolvemos um dosímetro múltiplo de eletreto para a medida da uniformidade do feixe de radiação para um aparelho de Cobaltoterapia. Os resultados da sua intercomparação com o dosímetro Baldwin-Farmer apresentaram uma variação máxima de 3%.
Título em inglês
A new electrect dosimeter for radiotherapy.
Palavras-chave em inglês
Dosimetry
Electrect
Radiotherapy
Resumo em inglês
This work presents the results obtained with a new plane electret dosemeter for use in Radiotherapy. The working principle of the electrets dosemeter in based on the use for the electret field the ion collecting field, similarly to an ionization chamber, and as charge integrator detector. The dosemeter had, initially, a cylindrical geometry. The results attained with its calibration curve concerning the sensitivity, the stability and the reproducibility lead to changes in the dosimeter geometry. A plane geometry dosemeter was built in order to increase the useful exposure range. The plane dosemeter sensitivity dependence was measured versus the electrets charging conditions, the chamber volume and wall material (aluminium, brass, and stainless steel). The stainless steel dosemeter showed the best results. This dosemeter has the following characteristics: sensitivity 10-13C/R, volume 0.20 cm3, reproducibility 5%, and maximum exposure range 700 R. Compared to the Baldwin-Farmer dosemeter, this results are fairly good. A multiple electret dosemeter was developed to monitor the uniformity of the radiation beam for a Cobalt teletherapy unit. The intercomparasion with the Baldwin-Farmer unit presented a maximum variation of 3%.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-06-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.