• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
Documento
Autor
Nombre completo
Elaine Parros Machado de Sousa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2000
Director
Tribunal
Traina Junior, Caetano (Presidente)
Biajiz, Mauro
Sanches, Rosely
Título en portugués
Emulação de um Gerenciador de Dados Orientado a Objetos através de uma Interface de Programação de Aplicativos sobre um Gerenciador Relacional
Palabras clave en portugués
API
Gerenciador de Dados Orientado a Objetos
Modelo de Dados Orientado a Objetos
Resumen en portugués
Este trabalho mostra o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicativos (Application Program Interface - API) para um gerenciador de dados orientado a objetos. A API é composta por um conjunto de primitivas que integram a definição e a manipulação de objetos em uma representação compatível com uma linguagem de programação orientada a objetos. A definição da API explora os recursos básicos de modelos de dados orientados a objetos e baseia-se nas extensões de um metamodelo baseado em quatro abstrações: classificação, generalização, agregação e composição. O suporte à abstração de classificação com hierarquias em múltiplos níveis é tratado com especial destaque, pois resulta em uma das características predominantes da API: o tratamento homogêneo de tipos e instâncias em tempo de execução, unificando comandos usualmente separados em DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language). A implementação da API sobre um gerenciador relacional emula um gerenciador de dados orientado a objetos. Os conceitos envolvidos no trabalho de emulação foram aplicados no desenvolvimento de uma versão com núcleo relacional do Gerenciador de Objetos SIRIUS, criando em ambiente experimental, precursor à versão com núcleo nativo desse gerenciador. A API definida neste trabalho é compatível com ambas as versões do Gerenciador SIRIUS, permitindo que uma aplicação utilize qualquer uma das versões sem alterações em seu código fonte. Para exemplificar a utilização prática da API, foi implementado um utilitário de bases de dados destinado à representação de modelagens baseadas no modelo de dados SIRIUS usando a versão relacional do Gerenciador de Objetos SIRIUS. Esse utilitário, além de demonstrar a utilização da API, demonstra também como as operações típicas da DDL e da DML são integradas em um único conjunto de comandos que não faz diferença entre a definição de tipos e de instâncias.
 
Ficheros
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Sousa_Mestrado.pdf (1.18 Mbytes)
Fecha de Publicación
2004-05-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.