• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
Document
Auteur
Nom complet
Elaine Parros Machado de Sousa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2000
Directeur
Jury
Traina Junior, Caetano (Président)
Biajiz, Mauro
Sanches, Rosely
Titre en portugais
Emulação de um Gerenciador de Dados Orientado a Objetos através de uma Interface de Programação de Aplicativos sobre um Gerenciador Relacional
Mots-clés en portugais
API
Gerenciador de Dados Orientado a Objetos
Modelo de Dados Orientado a Objetos
Resumé en portugais
Este trabalho mostra o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicativos (Application Program Interface - API) para um gerenciador de dados orientado a objetos. A API é composta por um conjunto de primitivas que integram a definição e a manipulação de objetos em uma representação compatível com uma linguagem de programação orientada a objetos. A definição da API explora os recursos básicos de modelos de dados orientados a objetos e baseia-se nas extensões de um metamodelo baseado em quatro abstrações: classificação, generalização, agregação e composição. O suporte à abstração de classificação com hierarquias em múltiplos níveis é tratado com especial destaque, pois resulta em uma das características predominantes da API: o tratamento homogêneo de tipos e instâncias em tempo de execução, unificando comandos usualmente separados em DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language). A implementação da API sobre um gerenciador relacional emula um gerenciador de dados orientado a objetos. Os conceitos envolvidos no trabalho de emulação foram aplicados no desenvolvimento de uma versão com núcleo relacional do Gerenciador de Objetos SIRIUS, criando em ambiente experimental, precursor à versão com núcleo nativo desse gerenciador. A API definida neste trabalho é compatível com ambas as versões do Gerenciador SIRIUS, permitindo que uma aplicação utilize qualquer uma das versões sem alterações em seu código fonte. Para exemplificar a utilização prática da API, foi implementado um utilitário de bases de dados destinado à representação de modelagens baseadas no modelo de dados SIRIUS usando a versão relacional do Gerenciador de Objetos SIRIUS. Esse utilitário, além de demonstrar a utilização da API, demonstra também como as operações típicas da DDL e da DML são integradas em um único conjunto de comandos que não faz diferença entre a definição de tipos e de instâncias.
 
Fichiers
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Sousa_Mestrado.pdf (1.18 Mbytes)
Date de Publication
2004-05-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.