• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.55.2014.tde-02102014-094232
Documento
Autor
Nome completo
Roberto Sadao Yokoyama
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2014
Orientador
Banca examinadora
Moreira, Edson dos Santos (Presidente)
Borin, Juliana Freitag
Branco, Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo
Monteiro, Jose Augusto Suruagy
Pinto, Alex Sandro Roschildt
Título em português
Estratégias de beaconing para comunicação em redes veiculares
Palavras-chave em português
Beaconing
Localização
Posicionamento e testbed
Redes veiculares
Resumo em português
Em sistemas de transporte inteligentes, as redes veiculares têm um papel fundamental. Por meio da comunicação sem fio, veículos irão disseminar conteúdo nessas redes para melhorar a segurança e eficiência no transporte, prover aplicações de entretenimento etc. Beaconing, proposto originalmente para aplicações de segurança, é usado neste estudo como uma das maneiras de disseminação de conteúdo, onde o nó emissor insere uma informação em um quadro de beacon, que é propagado em broadcast. A maioria dos estudos da literatura focam na otimização de desempenho de beaconing e utilizam o método de simulação para validação e avaliação. Esta tese explora estratégias de beaconing com validação e avaliação usando método experimental em ambientes reais para resolver problemas relacionados a aplicações cooperativas de localização e posicionamento de veículos. Para tanto, foi implantado um testbed veicular para realização de testes tradicionais, como o de desempenho sobre os parâmetros de comunicação, mas principalmente de novos protocolos que transmitem informações adicionais nos beacons. Os principais resultados são: i) uma aplicação para inferência da distância entre os veículos por meio do sinal recebido de rádio frequência, ii) localização de pontos de interesse para motoristas e passageiros e por fim, iii) verificação da localização do veículo e disseminação de beacons anonimamente. Desta maneira, este estudo demonstrou, por meio de experimentos em ambientes reais, que estratégias de beacons podem ser aplicadas com sucesso para aplicações que usam cooperação para localização e posicionamento em redes veiculares
Título em inglês
Beaconing strategies for communication in vehicular networks
Palavras-chave em inglês
Beaconing
Location
Positioning and testbed
Vehicular network
Resumo em inglês
Vehicular networks play an important role in intelligent transportation systems. Through wireless communication, vehicles can disseminate information to improve transportation safety and efficiency, and provide entertainment applications. Beaconing, first proposed for safety applications, is used in this study as one of the ways to disseminate information, in which the source node adds information to the beacon frame, which is finally propagated in broadcast. Most studies in the literature focus on beaconing performance and optimization using simulations. This thesis explores beaconing strategies, applying experimental methods to validate and evaluate beaconing in real environments, solving problems related to cooperative location applications and vehicles positioning. A vehicular network testbed was developed to perform traditional tests, such as the performance of the communication parameters and to specifically test novel protocols that transmit additional information in the beacons. The key contributions are: i) an application to infer the distance between vehicles via the radio frequency signal received; ii) location of points of interest for drivers and passengers; and iii) location verification of vehicle and anonymous beacon broadcast. In brief, this study demonstrated, through experiments in real environments, that beacon strategies can be successfully applied to problems of location and positioning in vehicular networks
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-10-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.