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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2016.tde-07012016-114430
Documento
Autor
Nome completo
Roque Enrique López Condori
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2015
Orientador
Banca examinadora
Pardo, Thiago Alexandre Salgueiro (Presidente)
Nunes, Maria Augusta Silveira Netto
Nunes, Maria das Graças Volpe
Título em português
Sumarização automática de opiniões baseada em aspectos
Palavras-chave em português
Processamento da língua natural
Sumarização de opiniões com base em aspectos
Resumo em português
A sumarização de opiniões, também conhecida como sumarização de sentimentos, é a tarefa que consiste em gerar automaticamente sumários para um conjunto de opiniões sobre uma entidade específica. Uma das principais abordagens para gerar sumários de opiniões é a sumarização baseada em aspectos. A sumarização baseada em aspectos produz sumários das opiniões para os principais aspectos de uma entidade. As entidades normalmente referem-se a produtos, serviços, organizações, entre outros, e os aspectos são atributos ou componentes das entidades. Nos últimos anos, essa tarefa tem ganhado muita relevância diante da grande quantidade de informação online disponível na web e do interesse cada vez maior em conhecer a avaliação dos usuários sobre produtos, empresas, pessoas e outros. Infelizmente, para o Português do Brasil, pouco se tem pesquisado nessa área. Nesse cenário, neste projeto de mestrado, investigou-se o desenvolvimento de alguns métodos de sumarização de opiniões com base em aspectos. Em particular, foram implementados quatro métodos clássicos da literatura, extrativos e abstrativos. Esses métodos foram analisados em cada uma de suas fases e, como consequência dessa análise, produziram-se duas propostas para gerar sumários de opiniões. Essas duas propostas tentam utilizar as principais vantagens dos métodos clássicos para gerar melhores sumários. A fim de analisar o desempenho dos métodos implementados, foram realizados experimentos em função de três medidas de avaliação tradicionais da área: informatividade, qualidade linguística e utilidade do sumário. Os resultados obtidos mostram que os métodos propostos neste trabalho são competitivos com os métodos da literatura e, em vários casos, os superam.
Título em inglês
Automatic aspect-based opinion summarization
Palavras-chave em inglês
Aspect-based opinion summarization
Natural language processing
Resumo em inglês
Opinion summarization, also known as sentiment summarization, is the task of automatically generating summaries for a set of opinions about a specific entity. One of the main approaches to generate opinion summaries is aspect-based opinion summarization. Aspect-based opinion summarization generates summaries of opinions for the main aspects of an entity. Entities could be products, services, organizations or others, and aspects are attributes or components of them. In the last years, this task has gained much importance because of the large amount of online information available on the web and the increasing interest in learning the user evaluation about products, companies, people and others. Unfortunately, for Brazilian Portuguese language, there are few researches in that area. In this scenario, this master's project investigated the development of some aspect-based opinion summarization methods. In particular, it was implemented four classical methods of the literature, extractive and abstractive ones. These methods were analyzed in each of its phases and, as a result of this analysis, it was produced two proposals to generate summaries of opinions. Both proposals attempt to use the main advantages of the classical methods to generate better summaries. In order to analyze the performance of the implemented methods, experiments were carried out according to three traditional evaluation measures: informativeness, linguistic quality and usefulness of the summary. The results show that the proposed methods in this work are competitive with the classical methods and, in many cases, they got the best performance.
 
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Data de Publicação
2016-01-07
 
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