• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-11042018-143308
Documento
Autor
Nombre completo
Wilson Massashiro Yonezawa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1995
Director
Tribunal
Masiero, Paulo Cesar (Presidente)
Leite, Julio Cesar Sampaio do Prado
Maldonado, José Carlos
Título en portugués
UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DA ANÁLISE DE DOMÍNIOS
Palabras clave en portugués
Não disponível
Resumen en portugués
A busca por tecnologias que possibilitem ganhos substanciais de produtividade no desenvolvimento de sistemas de software é um dos desafios da engenharia de software. Ao longo dos anos, diversas tecnologias surgiram com o objetivo de aumentar a produtividade. Reutilização de software é uma tecnologia emergente que pode ajudar a aumentar o índice de produtividade no desenvolvimento de software. Um sistema de reutilização deve fornecer mecanismos que permitam ao desenvolvedor de software identificar, catalogar, recuperar e integrar componentes de software. A identificação de componentes de software é tarefa complexa, pois responder o que reutilizar, como reutilizar e quando reutilizar não é simples. Para auxiliar nas respostas às questões citadas, a análise de domínio surge como uma abordagem sistemática para identificação, registro e elaboração de diretrizes do uso dos componentes de software existentes em um domínio de aplicação. Este trabalho descreve uma experiência prática de aplicação de conceitos e técnicas de análise de domínios na busca de abstrações reutilizáveis de software existentes nas aplicações do domínio. Apresenta como resultado da análise: um esquema de classificação dos componentes reutilizáveis de software que permite a criação de uma biblioteca de componentes, apresenta o modelo de domínio através de uma arquitetura padrão de construção de aplicações e uma linguagem de domínio, baseada no jargão utilizado no domínio e que permite especificar novas aplicações. O trabalho mostra, também, um exemplo do uso dos resultados da análise de domínio através da implementação de uma ferramenta automatizada de software para gerencia de uma biblioteca de componentes de software, bem com descreve uma proposta para construção de um gerador de aplicação, ambos como parte de um sistema de reutilização.
Título en inglés
A Practical Application of Domain Analysis
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
The search for technologies aiming at increasing productivity in the development of software is one of the software engineering challenges. Many technologies have been proposed with this aim and software reuse is one of them. Reuse systems should provide mechanisms to the developer to identify, catalog and retrieve software components. Identification of software components is a complex task as the answer of what to reuse, how to reuse and when to reuse is not simple. Domain analysis is a systematic approach to help answering the questions above. It supports the identification, store and retrieval of software components as well as the development of guidelines of use of components in an existing application domain. This work describes a practical experience of domain analysis whose goals were to find reusable software abstractions. As result, a classification scheme for the reusable software components, a domain model in the form of a standard software architecture and a domain language based on the vocabulary of the domain are presented. This work shows how to use the results obtained from the analysis of the domain to build a software tool that integrates a library of software components and an application generator both as part of a reuse system.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-04-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.