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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-13022020-183055
Document
Author
Full name
Kleber Manrique Trevizani
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2002
Supervisor
Committee
Trindade Junior, Onofre (President)
Monico, João Francisco Galera
Roda, Valentin Obac
Title in Portuguese
Uma extensão do sistema de telemetria e telecomandos do Projeto ARARA para transmissão digital de vídeo e dados
Keywords in Portuguese
Não disponível
Abstract in Portuguese
O monitoramento aéreo é uma ferramenta excelente para descobrir problemas que, analisados ao nível do solo, podem consumir muito mais tempo e até mesmo passarem despercebidos. Entre esses problemas estão a detecção de defeitos em linhas de transmissão de energia elétrica e a realização do mapeamento geográfico de uma certa área. Para realizar o monitoramento aéreo utilizam-se aviões dotados de equipamentos de fotografia ou filmagem que possam voar em baixa velocidade. O custo do avião convencional, sua manutenção e operação apresentam valores elevados, restringindo seu uso em diversas aplicações. A utilização de aeronaves não tripuladas (UAVs) de escala reduzida inverte esse quadro, possibilitando que qualquer pessoa possa ser treinada para a realização desse tipo tarefa a baixo custo. O projeto ARARA (Aeronaves de Reconhecimento Assistidas por Rádio e Autónomas), em que este trabalho está incluído, tem por objetivo o desenvolvimento de UAVs de baixo custo para a realização de missões autónomas, pré-estabelecidas pelos usuários. O STT (Sistema de Telemetria e Telecomandos) do projeto ARARA foi desenvolvido para possibilitar o envio de sinais de telemetria e telecomando entre uma aeronave e uma estação no solo. A primeira versão do STT utiliza o canal de áudio de um transmissor de vídeo analógico para enviar esses dados. Neste trabalho, o STT é estendido para possibilitar a utilização de um canal digital de comunicação entre a aeronave e a estação no solo. Esse canal substitui a transmissão analógica da versão anterior, possibilitando novas opções como a transmissão de vídeo digital com parâmetros ajustáveis e a geração dos sinais de radio controle a partir do computador da estação. O protocolo de comunicação da primeira versão foi revisto e ampliado. O software do sistema foi desenvolvido e documentado utilizando-se técnicas de análise estruturada. Os testes realizados em bancada mostraram a perfeita adequação do novo sistema aos objetivos do projeto ARARA e uma considerável evolução em relação à primeira versão desenvolvida para o STT.
Title in English
Not available
Keywords in English
Not available
Abstract in English
Aerial surveillance is an outstanding tool to find out problems that are difficult or take too much time to perceive at ground levei. Power line fault detection and geographical mapping are among these problems. Acquisition, maintenance and operational costs associated with conventional aircraft limit the use of aerial surveillance in several applications. Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) have much lower costs and can be operated by anyone after some training sessions. This work is part of the ARARA project (Autonomous and Radio-Assisted Reconnaissance Aircraft). The main goal of the ARARA project is the development of low cost UAVs for the accomplishment of autonomous missions, pre-established by the users. The STT (Telemetry and Telecommand System) is part of the ARARA project and make possible the communication of telemetry data and telecommand control signals between the aircraft and the ground station. The first version of STT uses the analog audio channel of a video transmitter to send telemetry data from the aircraft to the ground station. In this work, the STT is extended to make possible the use of a digital communication channel between the aircraft and the ground station. This channel replace the analog transmission channel of the previous version, making possible new features such as the transmission of digital video with adjustable parameters and the generation of telecommand control signals. The communication protocols used in the first version of STT were reviewed and extended. The software of the STT was developed and documented using structured analysis techniques. Bench tests have shown that the new STT is working properly and has ali the wanted features for the use in ARARA aircraft. The new STT represents a major improvement over its first version.
 
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Publishing Date
2020-02-13
 
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