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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.55.2017.tde-27092017-173643
Documento
Autor
Nombre completo
Gustavo Willians Soad
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2017
Director
Tribunal
Barbosa, Ellen Francine (Presidente)
Braga, Rosana Teresinha Vaccare
Brandão, Anarosa Alves Franco
Paiva, Debora Maria Barroso
Título en portugués
Avaliação de qualidade em aplicativos educacionais móveis
Palabras clave en portugués
Aplicativos educacionais móveis
Aprendizagem móvel
Avaliação de qualidade
Qualidade de software
Resumen en portugués
Estudos indicam que a utilização de aplicativos educacionais móveis vêm crescendo continuamente, possibilitando a alunos e professores maior flexibilidade e comodidade na execução de atividades e práticas educacionais. Embora várias instituições já tenham aderido à modalidade de aprendizagem móvel (m-learning), sua adoção ainda traz problemas e desafios organizacionais, culturais e tecnológicos. Um destes problemas consiste em como avaliar adequadamente a qualidade dos aplicativos educacionais desenvolvidos. De fato, os métodos existentes para avaliação da qualidade de software ainda são muito genéricos, não contemplando aspectos específicos aos contextos pedagógico e móvel. Nesse cenário, o presente trabalho apresenta o método MoLEva, desenvolvido para avaliar a qualidade de aplicativos educacionais móveis. O método tem como base a norma ISO/IEC 25000, sendo composto por: (i) modelo de qualidade; (ii) métricas; e (iii) critérios de julgamento. Para validar o método, foram realizados dois estudos de caso; o primeiro consistiu na aplicação do MoLEva para avaliar o aplicativo do ENEM; o segundo consistiu na aplicação do método para avaliação de aplicativos para o ensino de idiomas. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar problemas e pontos de melhoria nos aplicativos avaliados. Além disso, os estudos de caso conduzidos forneceram bons indicativos a respeito da viabilidade de uso do método MoLEva na avaliação de aplicativos educacionais móveis.
Título en inglés
Quality evaluation of mobile learning applications
Palabras clave en inglés
Mobile learning
Mobile learning applications
Quality evaluation
Software quality
Resumen en inglés
Studies indicate that the use of mobile learning applications has grown continuously, allowing students and teachers greater flexibility and convenience in the execution of educational activities and practices. Although several institutions have already adhered to the mobile learning (m-learning) modality, their adoption still brings organizational, cultural and technological problems and challenges. One of these problems is how to adequately evaluated the quality of the mobile learning applications developed. In fact, existing methods for evaluating software quality are still very generic, not considering aspects specific to the pedagogical and mobile contexts. In this scenario, the present work presents the MoLEva method, developed to evaluate the quality of mobile learning applications. The method is based on the ISO / IEC 25000 standard, being composed of: (i) quality model; (ii) metrics; and (iii) criteria of judgment. To validate the method, two case studies were performed; the first consisted of applying MoLEva to evaluate the ENEM application; the second consisted of applying the method for evaluating applications for language teaching. From the obtained results, it was possible to identify problems and improvement points in the evaluated applications. In addition, the case studies conducted provided good indications regarding the feasibility of using the MoLEva method in evaluating mobile learning applications.
 
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Fecha de Publicación
2017-09-27
 
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