• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2016.tde-28042016-160345
Documento
Autor
Nome completo
Renato Correia de Barros
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Aluisio, Sandra Maria (Presidente)
Nunes, Maria das Graças Volpe
Oliveira Junior, Osvaldo Novais de
Título em português
Modelagem de Usuários para Sistemas de auxílio à Escrita Técnica
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Atualmente, o inglês é a língua dominante para a escrita e divulgação de pesquisas científicas na forma de artigos científicos. Porém, existem muitos usuários da língua inglesa que sofrem interferência da língua materna quando escrevem este gênero de texto em inglês. Estes usuários se defrontam com problemas nas regras da gramática e estilo, e/ou se sentem incapazes de gerar expressões e orações padrões, e composições lingüísticas maiores que são convencionais neste gênero. Para amenizar os problemas desses usuários foi desenvolvido um ambiente modular de auxílio e ensino de escrita técnica chamado AMADEUS (Amiable Article Development for User Support). AMADEUS consiste de várias ferramentas inter-relacionadas ferramenta de referência, ferramenta de suporte, ferramenta de crítica e ferramenta tutorial e fornece o contexto que está inserido este trabalho de mestrado. O objetivo principal deste mestrado é implementar AMADEUS como uma arquitetura de agentes que se comunicam através da troca de mensagem com um agente especial que contém um modelo dinâmico do usuário interagindo com o ambiente. Para tanto, introduzimos o conceito de adaptatividade em sistemas computacionais e descrevemos vários shells para modelar o usuário. Também fornecemos detalhes sobre agentes inteligentes que foram usados para implementar o modelo de usuário para o ambiente AMADEUS.
Título em inglês
User modeling in scientific writing tools
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Currently, the English is the language chosen to publish research. However, many non-natives of English face problems related to interference from their mother tongue (L1 interference) when wriüng scientific papas in English. These non-native users also face problems concerning several aspects of the English such as grarnmar and style, and/or lave difficulries in choosing appropriate sentence and collocations which ,appear with high frequency in scientific texts. In order to overcome some of tese difficulties we developed a leaming environment for scientific writing named AMADEUS (Amiable Article Development for User Support). The overall architecture of AMADEUS embodies both advising and tutoring bois, which are called Reference, Support, Critic and Tutoring tools and provides the context of this research work. The main goal of this work is to implement AMADEUS as an agent-based archite,cture with collaborative agents communicating with a special agent embodying a dynamic user model. In order to do that we present the concept of adaptivity and describe several user model shells. We also provide details about intelligent agents which were used to implement the user model for the AMADEUS environment.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-04-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.