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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.55.2016.tde-29012016-151050
Document
Auteur
Nom complet
Mário Antonio Meireles Teixeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2004
Directeur
Jury
Santana, Marcos José (Président)
Buzato, Luiz Eduardo
Dantas, Mario Antonio Ribeiro
Kon, Fabio
Maldonado, José Carlos
Titre en portugais
Suporte a serviços diferenciados em servidores web: modelos e algoritmos
Mots-clés en portugais
Não disponível
Resumé en portugais
Atualmente, há uma grande diversidade de aplicações que funcionam sobre a infraestrutura da Internet, as quais apresentam diferentes necessidades. Como consequência, seu modelo de serviços de melhor esforço tem sido incrementado, de modo a permitir o fornecimento de diferentes níveis 011 classes de serviço aos clientes. Contudo, de nada adianta garantir uma qualidade de serviço diferenciada 11a rede, se os elementos finais dessa cadeia, os servidores, não estiverem habilitados a reconhecê-la. Nesse contexto, este trabalho propõe uma arquitetura para um servidor web capaz de fornecer serviços diferenciados a seus clientes, segundo suas características de demanda. Esta arquitetura 6 verificada por meio de um modelo de simulação e são utilizados logs de acesso a servidores web como carga de trabalho. Foram implementados três mecanismos de diferenciação de serviços na arquitetura, os quais correspondem a duas abordagens distintas: enfileiramento baseado cm classes e escalonamento baseado em prioridades. Dentre eles, destaca-se o mecanismo de prioridades adaptativo, que realiza uma sintonia fina da qualidade de serviço fornecida, determinando quão rigoroso será o esquema de prioridades empregado. O sistema adquire, então, capacidade de adaptação a variações 11a carga de trabalho, característica essencial em um ambiente altamente dinâmico como a Web. A arquitetura proposta contempla também o controle de admissão de requisições, a fim de evitar a sobrecarga do sistema, caso a demanda dos usuários atinja níveis elevados. Foram implementados três mecanismos de controle de admissão, os quais utilizam diferentes parâmetros como referência para a tomada de decisão. O controle de admissão revelou-se de fundamental importância para a estabilidade do sistema, bem como para a garantia da qualidade do serviço fornecido aos clientes.
Titre en anglais
Differentiated services support in Web servers: models and algoritms.
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Nowadays, filtre are several types of applications ruaning on the Internet infrastructure with different necessities. Consequcntly, the current bost-offort servicc model lias bcen enhanced so as to allow the provision of different leveis or classes of service to the clients. However, it is uscless to sustain a differentiated quality of service in the network if the end elements, the web servers, are not, enabled to deal with it. Thercfore, t.his work pro]>oses an architccture for a web server capable of providing differentiated services to its clients according to their demand charactcristics. The architccture is validated by means of a simulation model and real web server traces are used for workload generation. Threc servicc differentiating mcchanisms liave bcen implemcnted in the architccture, whieh correspond to two different approachcs: class-based qucueing and priority based scheduling. Among them, the adaptive priority mcchanism lias shown the best results: it allows the tuning of the quality of servicc provided and determines liow strict the use of priorities will be. The system can then adapt itself to various workloads, an essential fcaturc in a liighly dynamic cnvironmcnt sucli as the Web. The proposcd architccture also deals with admission control issues, in order to avoid system ovcrload when user demand rises unexpecteclly. Tliree admission control mechanisms liave been implemented using different, evaluation parameters. The admission control module has proved to be of fundamental importance to system stability as well as to assure the quality of service provided to the clients.
 
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Date de Publication
2016-01-29
 
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