• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.55.2016.tde-30112016-100756
Documento
Autor
Nombre completo
Daniel Fernando Galego Feloni
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2016
Director
Tribunal
Braga, Rosana Teresinha Vaccare (Presidente)
Costa, Heitor Augustus Xavier
Melnikoff, Selma Shin Shimizu
Título en portugués
Uma abordagem de apoio à avaliação e melhoria de processo de software baseada em metamodelagem e transformações de modelos
Palabras clave en portugués
Avaliação de processos de software
CMMI
Engenharia de software orientada a modelos
Melhoria de processos de software Metamodelagem
Metamodelos
Modelos de Maturidade
MPS.Br
Processo
Transformações de Modelos.
Resumen en portugués
Melhoria de processo de software (SPI) é uma prática de engenharia de software motivada pela necessidade de aumentar a qualidade e a produtividade no desenvolvimento de software. Um fato amplamente reconhecido é que a qualidade do produto de software pode ser, em grande parte, determinada pela qualidade do processo utilizado para desenvolvê-lo e mantê-lo. A avaliação do processo de software ajuda as organizações de software a amadurecerem seus processos, identificando problemas críticos para estabelecer prioridades de melhoria. Essa avaliação pode ser feita por meio da comparação do estado dos processos da organização em relação a um modelo de referência que estabeleça estágios de melhoria. Uma avaliação geralmente se baseia em um modelo de processo de software que fornece um roteiro para melhorias. Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma abordagem que: (i) define um conjunto de modelos de abstração (metamodelos) de modelos de maturidade de processo de software para apoiar uma metodologia de avaliação/melhoria de processo de software com o objetivo de certificação; e (ii) permite avaliar os processos de uma organização em comparação com um modelo de maturidade por meio de transformações desses metamodelos. A abordagem é instanciada por meio de um estudo de caso utilizando os modelos MPS.Br e CMMI para exemplificar sua aplicação. Como resultado, é apresentado um comparativo entre as limitações encontradas nas metodologias encontradas na literatura e como a abordagem sugere superá-las.
Título en inglés
An approach to support assessment and improvement of software processes based on metamodeling and model transformations
Palabras clave en inglés
CMMI
Maturity models
Metamodeling
Metamodels
Model transformations.
Model-based software engineering
MPS.Br
Process
Software process Assessment
Software process improvement
Resumen en inglés
Software process improvement (SPI) is a software engineering practice motivated by the need to increase the quality and productivity in software development. A fact widely recognized is that the quality of the software product can be largely determined by the quality of the process used to develop and maintain it. The assessment of software process helps software organizations to improve themselves, identifying their critical problems to establish priorities for improvement. This assessment can take place by comparing the state of the organization on their software processes to a reference model that shows stages of improvement in scales. An assessment is usually based on a software process model that provides a roadmap for improvement. This work aims to establish an approach that: (i) defines a set of abstraction models (metamodels) of software process maturity models to support an assessment/improvement methodology aiming software process certification; and (ii) evaluates the organization processes in comparison with the maturity models through transformations of those metamodels. The approach is instantiated through a case study using the MPS.Br and CMMI models to illustrate its application. As a result, a comparison between the limitations found in the methodologies identified in the literature and how the approach suggested overcome them is presented.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-11-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.