• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.55.2016.tde-31102016-103914
Documento
Autor
Nombre completo
Mauricio Massaru Arimoto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2016
Director
Tribunal
Barbosa, Ellen Francine (Presidente)
Braga, Rosana Teresinha Vaccare
Maldonado, José Carlos
Paiva, Debora Maria Barroso
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
Título en inglés
Agile development of open educational resources
Palabras clave en inglés
Agile methods
Learning design
Open educational resources
Resumen en inglés
Over the years, the rapid advance of the computer and communication technologies has significantly changed the way in which the society communicates and conducts business. Similarly, changes have occurred in the way in which educational resources are designed, developed and made available to learners. Following this trend, the development and adoption of Open Educational Resources (OERs) has been gaining more supporters across the world, as a means to expand access to knowledge and improve education. Indeed, the free and open distribution of educational resources helps disseminate knowledge, facilitates access to information and promotes the democratisation of access to education, benefiting society as a whole. While OERs can bring benefits to, and impact on education, there are still challenges to their widespread production and adoption. One of the challenges faced by developers (including educators and practitioners) of OERs is to produce quality and relevant learning materials, capable of being reused and adapted in different contexts and learning situations. Also, there is a need for mechanisms that provide higher productivity of the development process and quality of the resulting OERs. This work aims to investigate the development of OERs and establish flexible approaches to effectively support the design and creation of these resources. In this context, an agile method for the development and sharing of OERs, named AM-OER, was established. It is grounded on practices of Software Engineering and on practices of Learning Design. Such practices are embedded in the development of OERs aiming at improving quality and facilitating reuse and adaptation. The ultimate aim of AM-OER is to support the development of quality OERs, able to motivate and guide learners in the process of knowledge construction. Preliminary empirical assessments were conducted to validate AM-OER through its application in the design and creation of courses in the free and open source software development and software testing domain. The results obtained so far have shown that the method is feasible and effective for the design and creation of OERs.
Título en portugués
Desenvolvimento ágil de recursos educacionais abertos
Palabras clave en portugués
Métodos ágeis
Projeto de aprendizagem
Recursos educacionais abertos
Resumen en portugués
Ao longo dos anos, o rápido avanço nas tecnologias computacionais e de comunicação vem alterando de forma significativa o modo com que a sociedade se comunica e conduz seus negócios. De forma análoga, mudanças vêm ocorrendo na maneira com que os recursos educacionais são projetados, desenvolvidos e disponibilizados aos aprendizes. Seguindo essa tendência, o desenvolvimento e a adoção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) vêm ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, como uma forma de ampliar o acesso ao conhecimento e melhorar a educação. De fato, a distribuição livre e aberta de recursos educacionais contribui para a disseminação de conhecimento e facilita o acesso à informação, além de promover a democratização do acesso à educação, beneficiando a sociedade como um todo. Embora REAs possam trazer benefícios e impacto sobre a educação, ainda existem muitos desafios para sua ampla produção e adoção. Um dos desafios enfrentados pelos desenvolvedores (incluindo educadores e praticantes) de REAs é produzir materiais de aprendizagem de qualidade, capazes de serem reusados e adaptados a diferentes contextos e situações de aprendizagem. Evidencia-se também a necessidade de mecanismos que propiciem o aumento da produtividade do processo de desenvolvimento e da qualidade dos REAs elaborados. Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento de REAs e estabelecer abordagens flexíveis para apoiar efetivamente o projeto e a criação desses recursos. Nesse contexto, um método ágil para o desenvolvimento e disponibilização de REAs, AM-OER, foi estabelecido. O método é fundamentado em práticas da Engenharia de Software e práticas de projeto de aprendizagem (Learning Design), incorporadas no desenvolvimento de REAs no intuito de melhorar a sua qualidade e facilitar o reúso e adaptação. O objetivo final do método é apoiar o desenvolvimento de REAs de qualidade, capazes de motivar e guiar os aprendizes no processo de construção de conhecimento. Avaliações empíricas preliminares foram conduzidas para validar o AM-OER por meio de sua aplicação no projeto e criação de cursos nos domínios de desenvolvimento de software livre e teste de software. Os resultados obtidos até o momento demonstram que o método é viável e eficaz no projeto e criação de REAs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-10-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.