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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.55.2017.tde-06032017-101943
Documento
Autor
Nombre completo
Wiviane Valerio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2016
Director
Tribunal
Rodrigues, Esther de Almeida Prado (Presidente)
Paterlini, Roberto Ribeiro
Salvador, José Antônio
Utsumi, Miriam Cardoso
Título en portugués
Resolução de problemas, uma abordagem com questões da OBMEP em sala de aula
Palabras clave en portugués
Educação matemática
Etapas de Polya
OBMEP
Resolução de problemas
Resumen en portugués
A questão desta pesquisa é investigar a Resolução de Problemas aplicada à situações-problema da OBMEP (Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas) em sala de aula, na tentativa de despertar no aluno o gosto pela Matemática, colaborando para o ensino-aprendizagem, construção do espírito crítico e tomada de decisões quanto cidadão. Nos apoiamos em Polya (2006), Dante (1991), Onuchic e Allevato (2004), Mendes (2009), Pozo et al. (1998), Baldin et al. (2012) e documentos oficiais (BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental (1997), BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental (1998), BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (1999) e SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação (2011)). Apresentamos a Resolução de Problemas e as etapas propostas por George Polya (2006) em seu livro, A arte de resolver problemas. Nossa investigação constitui uma pesquisa-ação qualitativa (Lüdke e André (2001), André (2008) e Bogdan e Biklen (1994)), na medida que desenvolvemos uma atividade no 8o ano do Ensino Fundamental - Anos Finais da rede pública estadual paulista, utilizando uma questão do Banco de Questões da OBMEP, com 21 alunos, de 13 a 14 anos, procurando nos aproximar das indicações de Polya (2006), Dante (1991) e Baldin et al. (2012), quanto à Resolução de Problemas. As análises nos indicam que ao optar por desenvolver conteúdos com situações-problema, sendo esses desafiadores, utilizando problemas auxiliares e materiais manipulativos, os alunos mostraram-se participativos e interessados, facilitando sua aprendizagem e encorajando-os a ser curiosos, assumindo um papel ativo na aprendizagem.
Título en inglés
Problem solving, an approach with OBMEP questions in the classroom
Palabras clave en inglés
Mathematics Education
OBMEP
Polya's problem-solving
Problem Solving
Resumen en inglés
The question of this research is to investigate the Problem Solving applied to the OBMEP situation-problem in classroom. The aim is to awaken in students a taste for Mathematics, collaborating for the teaching-learning, the ability to think critically and improve your decisionmaking skills as a citizen. We found support for our objective in Polya (2006), Dante (1991), Onuchic e Allevato (2004), Mendes (2009), Pozo et al. (1998), Baldin et al. (2012) and official documents (BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental (1997), BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental (1998), BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (1999) e SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação (2011)). We present the Problem Solving e as etapas described by George Polya in How to Solve It (1945). Our research is a action research studies combining qualitative (Lüdke e André (2001), André (2008) e Bogdan e Biklen (1994)), since we developed an activity in the 8th grade (elementary school) - Final Years public schools in the State of São Paulo. We using a question from the OBMEP Bank of Questions, with 21 Students, aged from 13 to 14 years old, trying to get closer to the Problem Solving presented in Polya (2006), Dante (1991) e Baldin et al. (2012). The analisys provide convincing evidence that develop learning contents using a combination of manipulative materials and auxiliary problems can provide an extremely useful addition to Mathematics teaching-learning. In addition, based on the analisys, we also noted a increasing students participation and interest, then, facilitating learning and encourage then to be curious, seek new answers and take an active role in learning.
 
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Fecha de Publicación
2017-03-06
 
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