• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-15122021-121138
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana de Lima e Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2021
Director
Tribunal
Versuti, Fabiana Maris (Presidente)
Cardoso, Beatriz
Lopes Junior, Jair
Título en portugués
A autorregulação da aprendizagem como eixo estruturante de programas educacionais
Palabras clave en portugués
Autorregulação da aprendizagem
Avaliação de programas
Teoria de mudança
Resumen en portugués
A aprendizagem autorregulada é tema de investigações educacionais com resultados relevantes em processos essenciais para o êxito acadêmico do aluno, tais como formulação de metas, autosupervisão, uso de estratégias, autoavaliação e autorreações. Tomando como referência a Teoria Social Cognitiva, este trabalho verificou a capacidade do programa educacional Aprender a Estudar Textos em promover a autorregulação da aprendizagem. Método: o estudo 1 avaliou estudantes de 46 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, em um município no interior do Estado de São Paulo e analisou os índices de ARA segundo a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Em continuidade, o estudo 2 realizou uma pesquisa documental nos registros sistematizados referentes à implementação do programa no ano de 2019, para formar categorias referentes aos subprocessos da autorregulação da aprendizagem, visando estruturar uma Teoria de Mudança, que avaliou a capacidade do programa em promover a ARA e se efetivamente o programa consegue atingir os resultados programados. Como resultado final, o fluxograma explicitou o encadeamento dos eventos, relacionou os níveis de influência entre as categorias, evidenciando a relação entre elas. Ao final, com base nas investigações, foram contrastados os dados presentes nos pressupostos dos documentos norteadores do programa, com os registros sistematizados referentes à implementação do ano de 2019, para explicar como se dá o processo de promoção da autorregulação da aprendizagem.
Título en inglés
The self-regulation of learning as a structuring axis of educational programs
Palabras clave en inglés
Program evaluation
Self-regulation
Theory of change
Resumen en inglés
Self-regulated learning is the subject of educational investigations with relevant results in essential processes for the student's academic success, such as goal setting, self-supervision, use of strategy, self-evaluation and self-reactions. Using the Social Cognitive Theory as a reference, this work verified the capacity to promote the self-regulation of learning in the Learning to Study Texts educational program. Method: study 1 evaluated students from 46 classes of 4th year of elementary school, in a city in the interior of the state of São Paulo and analyzed ARA indexes according to the Assessment Scale of Learning Strategies for Basic Education (ASLS-BE). Continuing, study 2 carried out a documental analysis of the systematized records referring to the implementation of the program in the year 2019, to form categories related to the subprocesses of the self-regulation of learning, to structure a Theory of Change, which assessed the program's ability to promote ARA and strives the program manages to achieve the programmed results. As a final result, the flowchart explained the chain of events, related the levels of influence between the categories, showing the relationship between them. At the end, based on the investigations, the data present in the assumptions of the program's guiding documents were contrasted with the systematized records referring to the implementation of the year 2019, to explain how the process of promoting self-regulation of learning takes place.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
corrigido_Juliana.pdf (18.38 Mbytes)
original_Juliana.pdf (16.29 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-02-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.