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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-30102023-100426
Document
Auteur
Nom complet
Mariê Moreira de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Galera, Cesar Alexis (Président)
Barrera, Sylvia Domingos
Maniglia, Mariana Ribeiro
Titre en portugais
Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Aritmética
Efeito do treino
Memória visuoespacial
Resumé en portugais
O conceito de memória de trabalho caracteriza-se pelo armazenamento temporário e pelo processamento das informações necessárias para a realização das tarefas cognitivas, da compreensão de uma instrução verbal à solução de problemas ou ao desenvolvimento das habilidades acadêmicas. Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia do treino da memória de trabalho visuoespacial com o desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental, e também caracterizar o desempenho acadêmico em português e aritmética, antes e após o treino de memória de trabalho visuoespacial. O projeto foi divido em três fases, a avaliação do desempenho acadêmico e de tarefas de memória visuoespacial, treinamento em tarefas visuoespaciais das crianças com dificuldades acadêmicas, e a reavaliação de todas as crianças. Participaram deste estudo 48 crianças, de ambos os gêneros, com idades entre 8 e 10 anos, regularmente matriculadas no Ensino Fundamental I de escolas públicas e privadas da cidade de Ipuã, Estado de São Paulo. Para realização da divisão dos grupos, foram analisados através do Teste de Desempenho Escolar. Os participantes foram divididos em dois grupos, G1: crianças com dificuldade em leitura e matemática/aritmética, e G2: formado por crianças sem dificuldades escolares. Após avaliação, as crianças do grupo G1 participaram de um programa de intervenção para estimular a memória de trabalho visuoespacial. A partir dos resultados do teste de normalidade de Shapiro-Wilk, os dados foram codificados, submetidos a análise descritiva e tratados por estatística não paramétrica. Verificou-se diferença significativa em aritmética, com relação aos alunos da escola privada com um desempenho melhor, quando comparado aos alunos de escola pública. Além disso, os resultados apontaram que nos dois tipos de escola o desempenho melhora de forma significativa nas provas de Escrita, de Aritmética e de Leitura da primeira para a segunda avaliação. Os resultados não apontaram para uma associação entre a variável gênero nas avaliações do Teste de Desempenho Escolar.
Titre en anglais
Effect of visuospatial working memory practice on children's academic performance in elementary school
Mots-clés en anglais
Arithmetic
Learning
Practice effect
Visuospatial memory
Resumé en anglais
The concept of working memory is defined by the temporary storage and information process needed to perform cognitive tasks, from understanding a verbal instruction to solving problems or developing academic skills. This study aims to investigate the effectiveness of visuospatial working memory training on the academic performance of elementary school children, and also to characterize academic performance in Portuguese and arithmetic, before and after visuospatial working memory training. The project was splitted into three phases: the evaluation of academic performance and visuospatial memory tasks, practice and visuospatial tasks of children with academic issues, and revaluation of all children. The study included 48 children, of both genders, aged between eight and 10 years old, regularly enrolled in elementary school of public and private schools in the city of Ipuã, state of São Paulo. To divide the groups, they were analyzed using the School Performance Test. The participants were separated into two groups: G1: children with reading comprehension and mathematics/arithmetic issues, and G2: children without school issues. After evaluation, children in group G1 participated in an intervention program to stimulate visuospatial working memory. Based on the results of the Shapiro-Wilk normality test, the data were coded, subjected to descriptive analysis and treated using non-parametric statistics. There was a significant difference in arithmetic, with private school students performing better compared to public school students. Furthermore, the results showed that in both types of schools, performance improved significantly in the Writing, Arithmetic and Reading tests from the first to the second assessment. The results did not point to an association between the gender variable in the Academic Performance Test assessments.
 
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Date de Publication
2023-12-20
 
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