• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2004.tde-13082008-103327
Documento
Autor
Nome completo
Maria de Fátima Aveiro Colares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2004
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Antonio dos Santos (Presidente)
Bellodi, Patrícia Lacerda
Figueiredo, José Fernando de Castro
Luis, Margarita Antonia Villar
Martins, Maria Cezira Fantini Nogueira
Título em português
Reflexões e vivências de estudantes de medicina do ciclo básico através do Sociodrama Educacional".
Palavras-chave em português
Estudantes de Medicina
Grupo Reflexivo.
Psicodrama
Resumo em português
Os grupos reflexivos durante a formação médica têm sido destacados na literatura como uma estratégia eficaz de intervenção contribuindo para uma reflexão sobre o papel profissional. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de uma atividade grupal com estudantes de medicina, a respeito do papel profissional e de suas dificuldades iniciais no curso médico. O referencial teórico adotado foi o Sociodrama Educacional. O estudo foi dividido em 4 etapas: 1) Pré-inquérito, através de questionário estruturado, com alunos de medicina do 1o ao 3o ano (N=240), obtivemos o nível de satisfação dos estudantes frente a questões sobre o ciclo básico; 2) realização de 11 grupos focais com estudantes do 1º ao 3º ano de medicina,selecionados da fase anterior, para o levantamento de suas representações sobre os seguintes temas: a escolha pelo curso médico, as dificuldades vivenciadas até o momento e as expectativas quanto ao papel profissional (N=24); 3) Grupo Reflexivo com participação de 10 alunos da fase anterior com 9 reuniões semanais, distribuídas em atividades de aquecimento e reflexão através da interpretação lúdica de papéis; 4) entrevista final de avaliação dividida em 3 momentos: cognitivo, afetivo e avaliativo. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa-intervenção, valendo-se dos pressupostos da abordagem qualitativa de investigação. As entrevistas de grupos focais identificaram que as representações dos estudantes de medicina no início de sua formação estão ancoradas por idéias altruístas e podem ir se modificando ao longo da formação, podendo existir momentos de conflitos durante o desenvolvimento desse papel. Nesse sentido, a avaliação obtida dos alunos em relação ao grupo reflexivo proposto foi de reconhecimento da importância do mesmo como um modelo para uma reflexão crítica do papel profissional em desenvolvimento.
Título em inglês
Reflections and experiences of students of Medicine of the basic cycle through the Educational Sociodrama.
Palavras-chave em inglês
Psychodrama
Reflexive Groups.
Students of Medicine
Resumo em inglês
The reflexive groups during the medical formation have been highlighted in the literature as an effective strategy of intervention contributing to a reflection on the professional paper. The objective of the present work went evaluate to effectiveness of a group activity with medicine students, regarding the professional paper and of its initial difficulties in the medical course. The adopted theoretical referencial was Educational Sociodrama. The study was divided in 4 stages: 1) Preinquiry, through structured questionnaire, with medicine students of the 1st to the 3rd year (N=240), we obtained the satisfaction level of the students front to subjects on the basic cycle; 2) accomplishment of 11 focal groups with students of the 1st to the 3rd year of medicine, selected of the previous phase, for the rising of its representations on the following themes: the choice for the medical course, the difficulties existents until the moment and the expectations with relationship to the professional paper (N=24); 3) Reflexive Group with 10 students' of the phase previous with 9 weekly meetings participation, distributed in heating activities and reflection through role-playing; 4) glimpses evaluation end divided in 3 moments: cognitive, affective and evaluative. The study was characterized as a researchintervention, being been worth of the presuppositions of the qualitative approach of investigation. The interviews of focal groups identified that the medicine students' representations in the beginning of its formation are anchored by altruistic ideas and they can go modifying along the formation, could exist moments of conflicts during the development of that paper. In that sense, the students' obtained evaluation in relation to the proposed reflexive group went of recognition of to importance of the same as a model for a critical reflection of the professional paper in development.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
teseOK.pdf (4.72 Mbytes)
Data de Publicação
2008-09-04
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, and ANDRADE, A. S. Atividades grupais reflexivas com estudantes de Medicina [doi:10.1590/S0100-55022009000100014]. Revista Brasileira de Educação Médica [online], 2009, vol. 33, p. 101-114.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, ANDRADE, A. S., e PERES, Cristiane Martins. Grupos Reflexivos na Formação Médica: uma experiência com estudantes de medicina no início de sua formação. In CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, XLI, Florianópolis, SC, 2003. CD-Room., 2003. Resumo.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. A Utilização do Role Playing enquanto uma Estratégia Psico-Educacional na Formação Médica: reflexões sobre o desenvolvimento do papel profissional. In CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, XLIII, Natal, RN, 2005. Resumo.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. As Representações de Estudantes de Medicina sobre as Dificuldades Iniciais do Curso Médico: uma investigação através de grupos focais. In CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, XLIII, Natal, RN, 2005. Anais.Natal, RN : ABEM, 2005. Resumo.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. As Representações Sociais de Estudantes de Medicina sobre o início da profissão médica. In JORNADA INTERNACIONA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, III, Rio de Janeiro, RJ, 2003. Livro de Resumos.Rio de Janeiro, RJ, 2003. Resumo.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. Grupos reflexivos: uma estratégia de intervenção sociodramática junto a estudantes de medicina do ciclo básico. In CONGRESSO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE MENTAL E PSICANÁLISE DAS CONFIGURAÇÕES VINCULARES (NESME), V; ENCONTRO PAULISTA DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL, IV; JORNADA DA SPAGESP, VII, Serra Negra, SP, 2005. ANAIS (CD): Arquivo Comunicações Orais.Serra Negra, SP., 2005.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. Grupos reflexivos: uma estratégia de intervenção sociodramática junto a estudantes de medicina do ciclo básico. In ENCONTRO PAULISTA DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA E PSIQUIÁTRICA AO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO, V, São Paulo, SP, 2004. ANAIS., 2004. Resumo.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. Grupos reflexivos: uma estratégia de intervenção sociodramática junto a estudantes de medicina do ciclo básico. In REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, XXXIV, Ribeirão Preto, SP, 2004. CD-ROOM., 2004. Resumo.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. Reflexões e vivências de estudantes de medicina através do Sociodrama Educacional. In SEMINÁRIO DE PESQUISA, V, Ribeirão Preto, SP., 2002. TOMO I, LIVRO DE RESUMOS.Ribeirão Preto, SP. : Legis Suma, 2002. Resumo.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. Reflexões e vivências de estudantes de medicina do ciclo básico através do sociodrama educacional análise dos dados. In SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOIGA, VI, Ribeirão Preto, SP, 2003. LIVRO DE RESUMOS.Ribeirão Preto, SP : Légis Suma, 2003. Resumo.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. Reflexões e vivências de estudantes de medicina do ciclo básico através do sociodrama educacional análise dos dados. In SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOIGA, VII, Ribeirão Preto, SP, 2004. LIVRO DE RESUMOS.Ribeirão Preto, SP : Légis Suma, 2004. Resumo.
  • COLARES, Maria de Fátima Aveiro, e ANDRADE, A. S. Reflexões e vivências de estudantes de medicina no ciclo básico através do sociodrama educacional. In CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODRAMA, XIV, Belo Horizonte, MG, 2004. CD-Room., 2004. Resumo.
  • PERES, Cristiane Martins, ANDRADE, A. S., e COLARES, Maria de Fátima Aveiro. Currículo oculto nas atividades extracurriculares. In CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, XLII, Vitória, SC, 2004. CD-Room., 2004. Resumo.
  • COLARES, M. F. A., e ANDRADE, A. S. Estudantes de Medicina e atividade grupal reflexiva. In Sergio Baldassin. Atendimento Psicológico aos Estudantes de Medicina: Técnica e Ética. Organizador. São Paulo : EDIPRO - Edições Profissionais Ltda., 2012{Volume}, p. 161-173.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-13082008-103327/
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.