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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.59.2009.tde-22022010-112839
Documento
Autor
Nome completo
Roselaine Cristina Pupin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2009
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Antonio dos Santos (Presidente)
Barrera, Sylvia Domingos
Chechia, Valeria Aparecida
Título em português
Habilidades metacognitivas em matemática: desenvolvimento por meio de problemas aritméticos verbais com história no ambiente lúdico de aprendizagem de realidade suplementar
Palavras-chave em português
Aprendizagem lúdica
Metacognição
Problemas aritméticos com histórias
Psicodrama Pedagógico
Raciocínio em matemática
Realidade Suplementar.
Resumo em português
A presente pesquisa se situa no contexto das investigações que buscam contribuir para o ensino de matemática nas séries iniciais da escolaridade. As investigações nesta área sugerem que as habilidades metacognitivas do indivíduo devam se tornar o foco da instrução em sala de aula. A literatura sobre educação matemática destaca as atividades de resolução de problemas como especialmente significativas para a investigação dos processos metacognitivos do aluno. Além disto, o tema problemas aritméticos verbais com história tem gerado numerosos artigos e livros que analisam as diversas categorias de problemas existentes, entre eles os problemas de adição/subtração e de multiplicação/divisão. Assim, o presente trabalho se propõe a investigar a eficácia de procedimento de desenvolvimento de habilidades metacognitivas em matemática, utilizando-se de problemas aritméticos verbais com história em um ambiente lúdico de aprendizagem. A amostra foi composta com 100 alunos de três turmas de segunda série do Ensino Fundamental. Todos os alunos foram avaliados por meio da Prova de Problemas Aritméticos Verbais com História (de adição, subtração, multiplicação e divisão) e o Subteste de Aritmética do Teste de Desempenho Escolar TDE. A partir dos resultados obtidos nestas duas avaliações, cada classe foi dividida em duas metades, a primeira, com resultados superiores à mediana, compôs o grupo de controle superior, e a segunda, com resultados inferiores à mediana, foi novamente subdividida, sendo que, um quarto compôs o grupo de controle inferior e o outro quarto, o grupo de intervenção. Este grupo recebeu o treinamento em habilidades metacognitivas em matemática em um ambiente lúdico de aprendizagem, ao longo do segundo semestre letivo, num total de 11 sessões, enquanto os outros dois grupos de controle participaram de atividades placebo. No final de cada semestre letivo, todos os alunos foram novamente avaliados, como no seu início. A análise estatística dos resultados obtidos no TDE e na Prova de Problemas Aritméticos revelou diferença significativa nas duas avaliações apenas para os alunos do Grupo de Intervenção. Para os dois Grupos de Controle, a diferença foi significativa somente no TDE. Assim, foi possível concluir que o treinamento realizado com o Grupo de Intervenção foi eficaz no sentido de promover uma melhoria nas habilidades metacognitivas em matemática.
Título em inglês
Metacognitive skills in mathematics: development through verbal arithmetic problems with history in a playful learning environment of surplus reality
Palavras-chave em inglês
arithmetic problems with stories
Educational Psychodrama
mathematical reasoning
Metacognition
playful learning
surplus reality.
Resumo em inglês
This research situates within the context of investigations that seek to contribute to the teaching of mathematics in the early grades of schooling. Investigations in this area suggest that the metacognitive skills of the individual should become the focus of instruction in the classroom. The literature on mathematics education highlights the activities of problem solving as particularly significant for the investigation of the metacognitive processes of the student. Moreover, the theme of "verbal arithmetic problems with history" has generated numerous articles and books about the different categories of problems, including the problems of addition / subtraction and multiplication / division. The present study aims to investigate the effectiveness of the procedure of developing metacognitive skills in mathematics, using the "verbal arithmetic problems with the story" in a playful learning environment. The sample is composed of 100 students from three classes of second grade of elementary school. All students were assessed using the Test of Verbal Arithmetic Problems with History (addition, subtraction, multiplication and division) and the arithmetic subtest of the Test of Educational Achievement - TDE. From the results obtained in these two evaluations, each class was divided into two halves, the first are better than the median, composed the Control Higher Group, and second, with results below the median was again divided, with one quarter composed the Control Lower Group and the other fourth the Intervention Group. This group received training in metacognitive skills in mathematics in a playful learning environment, during the second semester, a total of eleven sessions, while the other two control groups participated in activities placebo. At the end of each semester all students were re-evaluated, as in the beginning. Statistical analysis of results obtained in the TDE and Problem Arithmetic Test revealed significant differences in the two ratings for the students in the intervention group. For the two control groups, the difference was significant only in the TDE. Thus, we concluded that the training carried out with the group intervention was effective in promoting an improvement in metacognitive skills in mathematics.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-03-11
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • PUPIN, R. C., e ANDRADE, A. S. A Realidade Suplementar como ambiente lúdico na aprendizagem de habilidades metacognitivas em matemárica. Diálogos Acadêmicos [online], 2010, vol. 2, p. 1-20. Dispon?vel em: http://www.semar.edu.br/revista/index.html.
  • PUPIN, R. C., e ANDRADE, A. S. Desenvolvimento de Habiliddes Metacognitivas em Matemática através de Problemas Aritméticos Verbais com História em um Ambiente Lúdico de Aprendizagem. In Congresso Brasileiro de Educação, II, Bauru, SP, 2009. ANAIS - II Congresso Brasileiro de Educação.Bauru, SP : Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, 2009. Resumo.
  • PUPIN, R. C., e ANDRADE, A. S. Habilidades metacognitivas em matemática: problemas aritméticos verbais com história em um ambiente lúdico de aprendizagem. In Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, XVI, Uberaba, MG, 2010. ANAIS (CD-ROM: ISSN:2178-714X - Pasta: Resumos).Uberaba, MG : Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2010. Resumo.
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