• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2010.tde-23102013-165027
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana Bannwart Antunes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2010
Director
Tribunal
Silva, Lucy Leal Melo (Presidente)
Lassance, Maria Célia Pacheco
Ribeiro, Marcelo Afonso
Título en portugués
Qualificação e indicadores de competências do orientador profissional: perspectivas de docentes e profissionais
Palabras clave en portugués
competências
formação
identidade profissional.
orientação vocacional
qualificação
Resumen en portugués
O trabalhador contemporâneo sofre exigências para alcançar níveis cada vez mais elevados em sua formação e desenvolvimento profissional, segundo o discurso de que isso lhe servirá de garantia para ser bem sucedido. Porém não há mais relação direta entre educação profissional e trabalho, e os compromissos feitos com sua própria carreira parecem ser de curto prazo, tendo implicações inclusive nas formas identitárias do trabalhador. Vive-se sob o reinado das competências, paradigma organizador do mundo do trabalho, que exige do profissional não apenas conhecimentos teóricos e técnicos, definidos como corpo de saberes, mas também a capacidade de mobilizá-los e colocá-los em prática, dependendo da demanda da situação. O objetivo deste estudo é investigar a formação do orientador profissional em termos de qualificação e indicadores de competências, sob as perspectivas de formadores e profissionais da área. Foi utilizado um questionário com questões abertas, com pequenas adaptações na redação para que atendesse aos dois grupos de participantes. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo de Bardin, sendo as respostas agrupadas em eixos temáticos e categorias, de acordo com a semelhança entre os conteúdos levantados. Os resultados apontam alguns dos saberes teórico-técnicos e indicadores de competências mais valorizados na formação do orientador profissional, tanto por profissionais quanto por formadores. O eixo temático citado como mais importante na formação deste profissional foi o que se refere a conhecimentos teóricos e técnicos, e o menos citado por ambos os grupos foi o tema que trata das competências relacionais com o cliente. Também foram acessadas as definições de competência por parte dos participantes, sendo que a mais amplamente adotada pelos dois grupos foi a que se refere a ter conhecimentos e habilidades que devem ser mobilizados para realizar uma tarefa (saber-fazer). A partir da literatura levantada para a construção deste estudo e dos resultados obtidos, vai-se além da discussão da formação do orientador, abrindo-se também a discussão sobre as implicações que a lógica das competências pode ter sobre suas formas identitárias enquanto profissional.
Título en inglés
Career counselor qualification and competencies indicators: trainers and professionals perspectives
Palabras clave en inglés
career counseling
competencies
formation
professional identity.
qualification
Resumen en inglés
The contemporany worker experiences the pressure to reach higher levels for formation and professional development, according to the idea that it will guarantee success. However there"s no more straight connection between professional education and work, and the compromises assumed for his career seem to be for short term, with implications even at worker"s identity. One live under competencies"s paradigm, that organizes the world of work and demands from the professional not only theoretical and technical knowledges, defined as body of knowledges, but also the capacity to mobilize them and put them in practice, depending on what the situation demands. The aim of this study is to investigate the career counselor formation in terms of qualification and competencies indicators, according to trainers and professionals of this area. A questionnaire with open questions was used, with some writing adaptations to attend both groups of participants. Data analysis was made through the content analysis of Bardin, with responses grouped into themes and categories, according to the similarity between the contents collected. Results highlights some of the theoretical and technical knowledges and competencies indicators most valued at career counselor formation, both by professionals and trainers. The theme mentioned as most important at this formation was the one that refers to theoretical and technical knowledges, and the least mentioned by both groups was the one about relational competencies between the guider and his client. Competencies definitions were also accessed from the participants, and the most widely adopted by both groups was having knowledgements and skills that must be mobilized to acomplish a task (know-how). Considering reviewed literature that helped to build this study, and also the obtained results, one goes beyond a discussion about career counselor formation, opening the discussion about what competencies logic can imply to the worker identity, as a professional.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-02-03
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • ANTUNES, J. B., et al. Competências do orientador profissional Brasileiro. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 2009, vol. 20, p. 99-108.
  • ANTUNES, J. B., et al. Brazilian professional practitioner competencies profile. In 17th Congress International Association for Group Psychoteraphy and Group Processes - Groups in a time of conflict, Roma, Itália, 2009. 17th Congress International Association for Group Psychoteraphy and Group Processes - Groups in a time of conflict - ABSTRACTS.Roma, Itália : IAGP / COIRAG, 2009. Abstract.
  • ANTUNES, J. B., e Melo- Silva, Lucy Leal. Formação Do Orientador Profissional. In II Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional Orientação Profissional e de Carreira: Novos paradigmas trajetórias e desafios, Atibaia, 2009. Programa e Resumos: II Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional.São Paulo : Vetor, 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.abopbrasil.org.br/arqs/581congresso.pdf.
  • Melo- Silva, Lucy Leal, et al. Perfil de competencias del orientador escolar y profesional en Brasil. In Congresso Internacional Association for Educational and Vocational Guidance (IAEVG): Congresso Internacional de Orientación como propuesta para la Ecologia Social, Buenos Aires, Argentina, 2008. Congresso Internacional Association for Educational and Vocational Guidance (IAEVG): Congresso Internacional de Orientación como propuesta para la Ecologia Social.Buenos Aires : Coes, 2008. Resumo.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.