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Disertación de Maestría
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Gustavo Antônio da Silva Inacio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Piotto, Débora Cristina (Presidente)
Almeida, Wilson Mesquita de
Pinto, Jose Marcelino de Rezende
Portes, Écio Antonio
Título en portugués
Lei de Cotas, Escolas Públicas e o acesso à Universidade: uma análise sobre o caso de Escolas técnicas Paulistas
Palabras clave en portugués
Escolas particulares
Escolas técnicas
Lei de Cotas
Resumen en portugués
Em 2012, foi promulgada a Lei Federal nº 12.711 (popularmente conhecida como Lei de Cotas), que instituiu a reserva de 50% das vagas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para estudantes que tenham cursado, integralmente, o ensino médio em escolas públicas. Assim, considerando a mudança trazida pela Lei, o objetivo desta pesquisa é discutir se ela tem contribuído para uma migração de estudantes da rede particular de ensino para cursarem o ensino médio nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs). Foi realizado levantamento quantitativo sobre a origem escolar dos estudantes matriculados em cinco ETECs do interior paulista, entre os anos de 2008 a 2017. Os dados indicam crescimento do percentual de estudantes da rede privada nessas escolas. Discute-se se a chamada Lei de Cotas tem contribuído, de fato, para o surgimento de novos eleitos ou se pode estar colaborando para a manutenção de desigualdades
Título en inglés
Law of Quotas, Public Schools and access to University: an analysis on the case of Paulist Technical Scholls
Palabras clave en inglés
Private schools
Quotas Law
Technical schools
Resumen en inglés
In 2012, Federal Law No. 12,711 (popularly known as the "Quota Law") was enacted, which established a reserve of 50% of vacancies in the Federal Institutions of Higher Education (IFES) for students who have completed a high school in public schools. Thus, considering the change brought by the Law, the objective of this research is to discuss whether it has contributed to a migration of students from the private school to attend secondary school in State Technical Schools (ETECs). A quantitative survey was carried out on the school origin of students enrolled in five ETECs in the interior of São Paulo between the years 2008 to 2017. Data indicate growth of the percentage of students in the private network in these schools. It is discussed whether the so-called "Quota Law" has in fact contributed to the emergence of new elected officials or may be "collaborating" to maintain inequalities
 
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Fecha de Publicación
2019-08-21
 
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