• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-06092019-171949
Document
Auteur
Nom complet
Daniela Lima Nardi Gomes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2019
Directeur
Jury
Lastória, Andrea Coelho (Président)
Castro Filho, Claudio Marcondes de
Dezan, Maria Dalva de Souza
Massabni, Vânia Galindo
Titre en portugais
As tecnologias de informação e comunicação: desafios para professores de Geografia do ensino fundamental de escolas públicas de Ribeirão Preto - SP
Mots-clés en portugais
Educação
Professores de Geografia
Ribeirão Preto-SP
Tecnologia da Informação e Comunicação
Resumé en portugais
Em um mundo marcado pelo desenvolvimento tecnológico e pela velocidade da circulação de informação, a Geografia é, especificamente, uma ciência que exige atualização contínua do docente, já que trabalha com o espaço e com a natureza em constantes processos de transformação. O trabalho com as Tecnologias da Informação e da Comunicação é um caminho para tornar o processo ensino-aprendizagem da Geografia mais articulado, inovador e significativo. O tema desta pesquisa envolve o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de Geografia. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujos dados foram colhidos por meio de questionário, entrevista e observação de aula, junto a um grupo de professores de Geografia, de 6º a 9º ano, das 31 escolas do Ensino Fundamental, da rede municipal de Ribeirão Preto-SP. A pesquisa objetivou verificar, sob a ótica docente, que recursos tecnológicos são disponibilizados pelas escolas e quais são os usos efetivos dessa tecnologia em sala de aula. Este trabalho buscou também levantar as potencialidades e os limites dos cursos de formação continuada de professores sobre o uso das TIC no município. A análise dos dados coletados se deu por meio do entrelaçamento dos questionários, das entrevistas e das observações de aulas, confrontados com as informações do Plano Municipal de Educação e com as prescrições dos documentos nacionais relativos à educação. Notou-se um descompasso entre as informações fornecidas pela secretaria da educação e a realidade vivida pelos docentes no seu cotidiano: falta de infraestrutura, falta de manutenção dos aparelhos e falta de formação específica para o uso das TIC.
Titre en anglais
Information and Communication Technologies and the challenges faced by the Geography teachers of the elementary public schools in the Ribeirão Preto-SP
Mots-clés en anglais
Education
Geography teachers
Information and Communication Technologies
Ribeirão Preto SP
Resumé en anglais
Technology development and the fast dissemination of information characterize the world we live in. Since nature and the geographical space are in constant transformation, Geography teachers have to seek for constant professional updating. In this context, Information and Communication Technologies can greatly contribute for a more articulated, innovative and meaningful Geography classroom. This research is a qualitative case study that observed the use of Information and Communication Technologies in the Geography teaching and learning processes. Data were collected by means of a questionnaire, classroom observation and interview with a group of 6th- to 9th-grade Geography teachers who work in the 31 Elementary Schools of the Education Department of Ribeirão Preto-SP. The research aimed to verify, from a teaching perspective, the kinds of technological resources used at school and what are the effective uses of this technology in the classroom. This work also sought to observe the potential and the limits of the continued teacher training courses on the use of ICT in the city Education Department. The analysis of the collected data was made through the intersection of the results of the questionnaires, of the interviews and of the classroom observation, compared with what the official documents related to education, such as the Education Plan of the Education Department of Ribeirão Preto and the Brazilian National Parameters, recommend for this matter. It was observed a mismatch between the information provided by the Education Department and the real experience of the teachers in their classroom daily lives: lack of infrastructure, failure in the electronic equipment maintenance and lack of specific training for the use of ICT.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-01-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.