• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2024.tde-15052024-152315
Documento
Autor
Nome completo
Mariane Mendes Gois dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2024
Orientador
Banca examinadora
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Presidente)
Fernandes, Carolina
Perez, Marcia Cristina Argenti
Título em português
As tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar contemporâneo: as formações imaginárias dos sujeitos-professores com o saber e o fazer
Palavras-chave em português
Análise de discurso
Letramento digital
Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Resumo em português
A presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) está cada vez mais comum no cotidiano da escola; o espaço digital faz parte da convivência dos sujeitos, e cumpre-nos ressaltar que suas condições de produção podem se dar de formas diferentes. Por essa razão, é pertinente compreender o papel da escola, as condições em que a Educação vem se constituindo e o impacto que metodologias ativas mediadas pelas TDIC têm no espaço informacional, afetando docentes e estudantes. Objetivamos, com este trabalho, investigar o que os professores de Ensino Fundamental - Anos Finais imaginam conhecer, dizer sobre e fazer com as tecnologias digitais de informação e comunicação em salas de aula, de acordo com as condições de produção das escolas públicas estaduais de Ribeirão Preto-SP. Para tanto, fundamentamo-nos na Análise de Discurso de Matriz Francesa Pecheuxtiana (AD) como aporte teórico-metodológico, que nos possibilita mobilizar os conceitos de sujeito, discurso, produção de sentido e condições de produção, na medida em que compreende que o sujeito é interpelado e constituído pela ideologia e pelo contexto sócio-histórico-cultural. O processo metodológico constitui-se pelo corpus composto por seis entrevistas semiestruturadas realizadas, por meio virtual, com professores do Ensino Fundamental (Anos Finais) da cidade de Ribeirão Preto, SP. Ressaltamos que, para a análise dos fatos da linguagem, apoiamo-nos na Teoria Sócio-Histórica do Letramento e na AD como aportes metodológicos, pois possibilitam a relação entre os recortes selecionados pelo analista, os tipos de discursos e as condições de produção em que esses processos discursivos foram produzidos. Para tanto, nossos gestos interpretativos nos permitiram compreender que os dizeres do sujeito-professor sobre a tecnologia são marcados por sentidos de inovação e causam a impressão de completude. Porém, a relação dos professores com as TDIC ainda é marcada por um viés tradicional, que vê a tecnologia como descontração. As metodologias ativas, entendidas como métodos de interação em atividades e como produção de novos saberes, são desconhecidas, parcialmente, pelos sujeitos-professores, possibilitando colocarmos que os docentes vêm recebendo uma formação desconexa com a realidade docente, pois o professor conhece, mas não nomeia as metodologias ativas. Mesmo no ensino remoto, as atividades mediadas pelas tecnologias, por exemplo, ao receber e enviar tarefas, mantiveram-se inscritas em ações tradicionais. Concluímos, portanto, que esta pesquisa é relevante, pois foi possível verificar que os dizeres do sujeito-professor apresentam efeitos de sentidos que se inscrevem em formações discursivas sobre como as TDIC são boas, que facilitam a vida e as práticas diárias, sentidos que acampam no senso comum, e apoiam-se em sua formação inicial para justificar o uso ou o não uso das TDIC em sala de aula; ademais, as condições de produção deste trabalho, permitiram-nos compreender que as tecnologias fazem parte da sociedade e ao mesmo tempo revelam a subjetividade do sujeito.
Título em inglês
Digital information and communication technologies in the contemporary school space: the imaginary formations of subject-teachers with knowing and doing
Palavras-chave em inglês
Active methodologies
Digital literacy
Digital technologies
Discourse analysis
Resumo em inglês
The presence of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) is increasingly common in school daily life; the digital space is part of the coexistence of subjects and we must emphasize that its production conditions can occur in different ways. For this reason, it is pertinent to understand the role of the school, the conditions in which education has been established, and the impact that active methodologies mediated by DICTs have on the information space, affecting teachers and students. With this work, we aim to investigate what elementary school teachers - Final Years, imagine knowing, saying about, and doing with digital information and communication technologies in classrooms, according to the production conditions of state public schools in Ribeirão Preto, in the state of São Paulo (SP). To this end, we are based on Pecheutian French Matrix Discourse Analysis (DA) as a theoretical-methodological contribution, which allows us to grasp notions about the subject, discourse and production of meaning, insofar as it understands that the subject is interpellated and constituted by ideology and the socio-historical-cultural context. The methodological process consists of the corpus composed of six semi-structured interviews, carried out via virtual means, with elementary school teachers (final years) in the city of Ribeirão Preto, SP. We emphasize that for data analysis, we rely on the Socio-Historical Theory of Literacy and DA as methodological contributions, as they enable the relationship between the excerpts selected by the analyst, the types of discourses, and the production conditions in which these discursive processes were produced. To this end, our interpretative gestures allowed us to understand that the subject-teachers' words about technology are marked by meanings of innovation and give the impression of completeness. However, teachers' relationships with DICTs are still marked by a traditional bias, which sees technology as relaxation. Active methodologies, understood as methods of interaction in activities and as the production of new knowledge, are partially unknown by subject-teachers, making it possible to state that teachers have been receiving training that is disconnected from the teaching reality, as the teacher knows, but does not name the active methodologies. Even in remote teaching, activities mediated by technology, such as receiving and sending tasks, remained part of traditional actions. We conclude, therefore, that this research is relevant, as it was possible to verify that the words of the subject-teachers present effects of meanings that are part of discursive formations about how DICTs are good, that they facilitate life and daily practices, meanings that are based on common sense, and rely on their own initial training to justify the use or non-use of DICTs in the classroom; and the production conditions of this work, allowed us to understand that technologies are part of society and at the same time reveal the subjectivity of the subject.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-07-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.