• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2024.tde-15072024-134327
Documento
Autor
Nome completo
Julia Barbosa Generoso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2024
Orientador
Banca examinadora
Rivas, Noeli Prestes Padilha (Presidente)
Conte, Karina de Melo
Degrève, Glaucia Maria da Silva
Título em português
O estágio supervisionado em docência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo (USP) na perspectiva dos professores-supervisores
Palavras-chave em português
Docência universitária
Educação superior
Estágio supervisionado em docência
Professor-supervisor
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE
Resumo em português
O presente estudo tem por objetivo compreender o espaço/lugar da formação do professor universitário nos Programas de Pós-Graduação e a mediação do professor supervisor na Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto. A problemática desta investigação justifica-se diante da ênfase dada aos programas de pós-graduação na formação do pesquisador. Tendo em vista os limites da formação do professor universitário, indaga-se a respeito da preocupação que o professor-supervisor do PAE possui em relação à formação pedagógica do pós-graduando, considerando o papel de mediação e orientação que este exerce durante a atividade de estágio de docência e sua relação com o trabalho do professor universitário no contexto da sociedade atual. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com instrumentos de coletas de dados: as normativas do PAE/USP, os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) e as entrevistas com os professores-supervisores das oito Unidades pertencentes da USP - campus de Ribeirão Preto. Os dados foram trabalhados por meio da análise documental e análise de conteúdo temática. Os resultados apontam que o estágio pode contribuir para formação de todos os sujeitos envolvidos, quais sejam: os alunos do curso de graduação estagiado, os pós-graduandos e os professores-supervisores. As entrevistas ofereceram uma visão abrangente sobre como o PAE influencia a formação continuada desses docentes e como o Programa não é apenas uma via de mão única, mas uma oportunidade de construir conhecimentos coletivamente. Além disso, reitera-se a necessidade e importância de mais espaços e programas institucionalizados voltados para formação docente para o ensino superior, uma vez que a formação do professor universitário deve ser um processo contínuo, iniciado nos cursos de pós-graduação e estendido ao longo de toda sua carreira profissional.
Título em inglês
The supervised internship in teaching in the Teaching Improvement Program (PAE) of the University of São Paulo (USP) from the perspective of teacher-supervisors
Palavras-chave em inglês
Higher education
Professor-supervisor
Supervised internship in teaching
Teaching Improvement Program PAE
University teaching
Resumo em inglês
This study aims to analyze the Stage of Supervised Internship in Teaching of the Teaching Improvement Program (PAE) for the pedagogical training of graduate students at the University of São Paulo (USP) - Ribeirão Preto campus from the perspective of teachers' supervisors. The problem of this investigation is justified by the emphasis given to graduate programs in researcher training. Bearing in mind the limits of university professors' education, we ask about the concern that the PAE professor-supervisor has concerning the postgraduate student's pedagogical education, considering the role of mediation and guidance that he/she exercises during the activity of teaching internship and its relationship with the work of university professors in the context of today's society. The methodology used is of a qualitative approach, of an exploratory nature, with data collection instruments: the PAE/USP regulations, the National Postgraduate Plans (PNPG), and interviews with professors-supervisors of the eight Units belonging to USP - Ribeirão Preto campus. The document analysis and thematic content analysis. The results point out that the internship can contribute to the formation of all the subjects involved: the students of the undergraduate course internship, the postgraduate students, and the professors-supervisors. The interviews provided a comprehensive view of how the PAE influences the continuing education of these teachers and how the Program is not just a one-way street, but an opportunity to collectively build knowledge. In addition, the need and importance of more spaces and institutionalized programs aimed at teacher training for higher education are reiterated since the training of university professors should be a continuous process, starting in postgraduate courses and extending throughout their professional careers.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-07-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.