• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2014.tde-16082014-172449
Document
Auteur
Nom complet
Aline Vieira de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2014
Directeur
Jury
Cunha, Marcus Vinicius da (Président)
Campos, Raquel Discini de
Pacifico, Soraya Maria Romano
Titre en portugais
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles
Mots-clés en portugais
Análise Retórica. Aristóteles
Cecília Meireles
Discurso Pedagógico
Escola Nova
Resumé en portugais
Esta dissertação analisa uma série de crônicas de autoria de Cecília Meireles publicadas entre 1930 e 1933 no jornal Diário de Notícias da cidade do Rio de Janeiro. Além de contribuir para a compreensão do movimento escolanovista brasileiro desenvolvido entre os anos de 1920 e o início da década de 1930, o trabalho tem por objetivo investigar nos textos da autora a presença das paixões, segundo a caracterização feita por Aristóteles na Retórica, como componentes emocionais que determinam o caráter persuasivo de um discurso. Seguindo os parâmetros metodológicos adotados pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, o trabalho apresenta Cecília Meireles como oradora habilitada a discorrer sobre questões escolares. As paixões são organizadas em duas categorias: a positiva, formada por confiança, emulação, tranquilidade, benevolência, amor, compaixão e pudor; e a negativa, constituída por temor, desprezo, cólera, inveja, ódio, indignação e despudor. O trabalho evidencia que Cecília Meireles utilizava as paixões positivas para se referir ao que estivesse em concordância com a Escola Nova e as paixões negativas para tratar de ideias e realizações contrárias ao escolanovismo.
Titre en anglais
Rethorical analysis of Cecília Meireles political-educational discourse.
Mots-clés en anglais
Aristotle.
Cecília Meireles
New School
Pedagogical Discourse
Rhetorical Analysis
Resumé en anglais
This dissertation examines a series of chronicles by Cecília Meireles published between 1930 and 1933 in Diário de Notícias Daily News , a newspaper from Rio de Janeiro city. In addition to contributing to the comprehension of Brazilian New School movement developed between the 1920s and early 1930s, the work investigates the presence of passions in Meireless texts; according Aristotles Rhetoric, passions are emotional components that determine the persuasiveness of a speech. Following the methodological parameters adopted by Rhetoric and Argumentation in Pedagogy Research Group, the work presents Cecilia Meireles as a "speaker" able to approach school issues. The passions are organized into two categories: the "positive" are formed by confidence, emulation, tranquility, grace, love, compassion and decency; and the "negative" consist of fear, contempt, anger, jealousy, hatred, indignation and shamelessness. The paper concludes that Cecilia Meireles used the "positives" passions to refer those who were in agreement with the New School and the "negatives" to discuss ideas and accomplishments contrary to New School.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
SVA.pdf (809.83 Kbytes)
Date de Publication
2014-11-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.