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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.59.2016.tde-20092016-212644
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Aparecida Possidônio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2016
Directeur
Jury
Pacifico, Soraya Maria Romano (Président)
Piris, Eduardo Lopes
Sousa, Lucília Maria Abrahão e
Titre en portugais
O discurso de professores sobre a "grande divisa" entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: o funcionamento de estratégias argumentativas
Mots-clés en portugais
Argumentação.
Discurso
Ensino
Letramento
Resumé en portugais
Este trabalho objetiva interpretar como os professores atuantes na educação infantil e no ensino fundamental concebem linguagem, alfabetização e letramento e, consequentemente, o trabalho pedagógico com a linguagem, nas diferentes etapas de ensino que a carreira do magistério abrange, a fim de observar em que medida tais concepções se relacionam aos sentidos de valorização ou desqualificação do professor, em determinada etapa de ensino. A pesquisa envolveu a escrita de professores atuantes na rede municipal de Ribeirão Preto-SP, de modo que os mesmos foram instigados a argumentar acerca de suas concepções e possibilidades de trabalho com linguagem, em seu amplo campo de atuação profissional, bem como a respeito do estatuto do magistério da cidade. O olhar teórico que lançamos sobre nosso corpus fundamenta-se na Análise de Discurso pecheuxtiana, nas reflexões sobre alfabetização e letramento, especialmente, a concepção sócio-histórica desenvolvida por Tfouni (1995/2006), e na crítica à teoria da grande divisa (STREET, 1989). Além disso, amparamo-nos na tese de Pacífico (2002) a respeito da intrínseca relação entre argumentação e autoria. Nosso corpus aponta para uma contradição (PÊCHEUX, 1975/2009) tecendo os fios discursivos sobre ser professor na educação infantil e no ensino fundamental, contradição essa que toma corpo no discurso do sujeito-professor a partir dos sentidos de relação entre cuidado e educação, das faixas etárias de seu trabalho e das cobranças relativas ao ensino, sobretudo da alfabetização formal, bem como do estatuto do magistério da cidade. Interpretamos ainda uma estreita relação entre os sentidos sobre alfabetização e letramento como requisito para o sujeito que ensina assumir a posição discursiva de professor.
Titre en anglais
The discourse of teachers on the great divide between child education and elementary school: the operation of argumentative strategies
Mots-clés en anglais
Argumentation.
Discourse
Literacy
Teaching
Resumé en anglais
In an attempt to probe the discursive memory about what is to be a teacher, from the point of view of pedagogical work with the language, this study is dedicated to analyze the subject-teacher discourse on teaching, aiming to interpret the teaching disqualification way in previous school stages to the moment of formal literacy. The research involved the writing of teachers working in public schools in Ribeirão Preto, so that they were encouraged to argue about their conceptions and possibilities of working with language in its broad professional field, as well as about status of city teachers. The theoretical look we launched our corpus is based on the pecheuxtiana Discourse Analysis, reflections on literacy, especially the socio-historical conception developed by Tfouni (1995/2006), and the criticism of the theory of the "great divide" (STREET, 1989). In addition, support us in the Pacific thesis (2002) about the intrinsic relationship between argumentation and authorship. Our data point to a contradiction (PÊCHEUX, 1975/2009) weaving the discursive thread about being a teacher in child education and elementary education, contradiction that it takes shape in the subject teachers discourse from the relationship directions between care and education, the tracks age of their work and the charges on education, especially formal literacy, as well as the category of city teachers. Still interpret a close relationship between the senses on literacy and possible "assume" the teacher discursive position.
 
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Date de Publication
2016-12-05
 
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