• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.59.2019.tde-29102018-201836
Document
Auteur
Nom complet
Taciana Cardozo Suarez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2018
Directeur
Jury
Rivas, Noeli Prestes Padilha (Président)
Lastória, Andrea Coelho
Marques, Maria Auxiliadora de Resende Braga
Pedroso, Cristina Cinto Araujo
Titre en portugais
A profissionalidade dos professores iniciantes na Universidade de São Paulo
Mots-clés en portugais
Educação superior ; Professor universitário iniciante ; Profissionalidade docente; Ciclo de vida docente
Resumé en portugais
Este estudo insere-se na linha de pesquisa sobre a formação de professores para a Educação Superior e tem como objetivo compreender e analisar como os professores iniciantes configuram as funções de ensino, pesquisa e extensão como indissociáveis ao processo de profissionalidade docente, na fase inicial da carreira na USP-RP. O tema acerca do professor iniciante no Brasil constitui-se relevante para a compreensão da docência universitária, principalmente na sua fase inicial, tendo em vista a orientação política e ideológica que norteia a educação superior nos dias atuais. A investigação apoia-se principalmente em Dias Sobrinho, Sousa Santos, Cunha, Nóvoa, Zabalza e Huberman. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas; para a interpretação dos resultados utilizou-se a análise de conteúdoTendo em vista a dimensão dos dados obtidos na fase documental da investigação, optou-se por um recorte, selecionando um professor iniciante por unidade. Os resultados revelam que os professores possuem background na formação específica, ou seja, conhecimento técnico, demonstrando que os mesmos não possuem formação pedagógica para o desempenho das atividades da docência. Os professores iniciantes assinalam em seus depoimentos alguns dos dilemas relacionados à gestão da disciplina em sala de aula, considerando a motivação dos estudantes, a organização do trabalho em classe, relacionamentos interpessoais com os estudantes e com os colegas. Foi relatado pelos professores quanto ao desconhecimento sobre a organização administrativa e acadêmica da universidade, os processos de avaliação docente, bem como as funções referentes ao ensino, pesquisa e extensão, a orientação de estudantes na iniciação científica, e na pós-graduação. O distanciamento de informações sobre o fomento para o financiamento de pesquisas e extensão são expressos como dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes, sendo essas atividades necessárias para a produção científica, inerente a atividade da docência. Estes professores apontam os processos de gestão da universidade pública, a ausência da formação para docência, ser professor e pesquisador, os dilemas em conciliar as funções exigidas para a função docente, necessidade de apoio dos colegas e da instituição como balizadores no âmbito das questões que envolvem o professor iniciante.
Titre en anglais
The professionalism of novice teachers at the University of São Paulo
Mots-clés en anglais
Higher education ; Beginner professor ; Professional teaching ; Teaching life cycle
Resumé en anglais
This study is part of the research on teacher education for Higher Education and aims to understand and analyze how beginner teachers reconfigure the teaching, research and extension functions as inseparable from the process of teacher professionalism in the initial phase of career at USP-RP. The theme about the novice teacher in Brazil is relevant for understanding of university teaching, especially in its initial phase, given the political and ideological orientation that guides higher education in the present day. The research, of qualitative approach, used as instruments of data collection the documentary analysis and semi-structured interviews; for the interpretation of the results the content analysis was used. The research had theoretical support based mainly on Cunha, Dias Sobrinho, Souza Santos and Nóvoa, among others. Considering the dimension of the data obtained in the documentary phase of the research, a cut was chosen, selecting a novice teacher per unit. The results show that teachers have background in the specific training, which is, technical knowledge, demonstrating that they do not have pedagogical training for the performance of teaching activities. Novice teachers point out in their testimonies of some dilemmas related to the management of the discipline in the classroom, considering students' motivation, the organization of class work, interpersonal relationships with students and with colleagues. It was reported by the professors regarding the lack of knowledge about the administrative and academic organization of the university, the processes of teacher evaluation, as well as some functions related to teaching, research and extension, the orientation of students in scientific initiation, and in graduate studies. The distancing of information on the promotion of research funding and extension are expressed as difficulties faced by novice teachers, and these activities are necessary for scientific production, inherent to teaching activity. These teachers point out the processes of management of the public university, the absence of training for teaching, being a teacher and researcher, the dilemmas in reconciling the functions required for the teaching function, the need to support colleagues and the institution as involve the novice teacher.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-02-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.