• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2015.tde-31072015-115636
Document
Auteur
Nom complet
Jacqueline Meireles Ronconi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2015
Directeur
Jury
Pacifico, Soraya Maria Romano (Président)
Patti, Ane Ribeiro
Sousa, Lucília Maria Abrahão e
Titre en portugais
Efeitos do discurso da rede eletrônica no livro didático de Língua Portuguesa
Mots-clés en portugais
Discurso
Linguagem
Livro didático
Rede eletrônica
Resumé en portugais
O objetivo dessa pesquisa é investigar quais os efeitos de sentidos construídos com a recorrência do discurso da rede eletrônica no livro didático de Língua Portuguesa. Nesta Pesquisa, fundamentamo-nos nos postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso pecheuxtiana e nos estudos sobre o discurso na rede eletrônica segundo Romão (2005, 2006) e Dias (2008). O caminho metodológico percorrido envolveu uma pesquisa de campo, realizada em quatro escolas diferentes, com dez diferentes livros didáticos de Língua Portuguesa, usados nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental. Trata-se de duas escolas estaduais e duas municipais, que compreendem o Ensino Fundamental I, da região de Ribeirão Preto SP. Tentamos expor questões que problematizassem a linguagem da rede eletrônica e o discurso que circula no livro didático, hoje constituído também por textos retirados da internet, pontuando suas diferenças e as tramas que se sucedem quando o sujeito tenta acessar a fonte de saber entre livro e rede. É papel da escola colocar os alunos em contato com todas as manifestações de linguagem, com todas as formas de produção de sentidos, e entendemos que são necessárias propostas pedagógicas contempladas pelos livros didáticos que envolvam os sujeitos-alunos em situações reais de uso da linguagem da rede eletrônica, situações que sejam significativas para que eles possam ocupar a posição sujeito-autor, a posição sujeito-leitor nos mais diversos suportes de textos. Atualmente o livro didático parte para outro campo de significados, o da internet, mas as atividades parafrásticas continuam as mesmas, resultando em atividades de texto lacunado, interpretação de texto esvaziada de sentidos, produções de texto repetitórias; são efeitos de sentidos que capturam o sujeito-aluno, não deixando que ele produza sentidos outros.
Titre en anglais
Effects of the discourse of the Internet on textbook of Portuguese Language.
Mots-clés en anglais
Discourse
Language
Textbook
The Internet
Resumé en anglais
The aim of this research is to investigate the effects of meanings constructed with the recurrence of the discourse of the Internet in textbook of Portuguese Language. In this research, we based ourselves on the theoretical and methodological postulates of Pecheux´s Discourse Analysis and studies about the speech in the Internet according to Romão (2006, 2005) and Dias (2008). The methodological path involved a field survey, which was conducted in four different schools, with ten different textbooks of Portuguese Language, used in the first five years of elementary school. It is important to say that two schools are managed by the state and the other two are managed by the city government, which comprise the Elementary Education I, from the cities around Ribeirão Preto. We tried to expose issues that questioned the language of the web and the discourse circulating in the textbook, today constituted also by texts taken from the Internet, highlighting their differences and the plots that occur when the subject attempts to access the source of knowledge between book and network. It is the role of the school to put students in touch with all manifestations of language, with all forms of production of senses; we believe that it is necessary pedagogical proposals covered by textbooks that involve the subject-students in real situations of use of the language of the Internet, situations that are meaningful, so that they can occupy the position subject-author, the position subject-player in a variety of media texts. Today, the textbook includes another field of meanings, the internet; but the paraphrastic activities remain the same, resulting in activities of lacunate text, emptied reading comprehension senses, repetitive text productions, which are effects of senses that capture the subject-student, stopping them from producing other senses.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-10-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.