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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2024.tde-10072024-103949
Document
Auteur
Nom complet
Lais Sette Galinari
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2024
Directeur
Jury
Bazon, Marina Rezende (Président)
Arenas, Ricardo Xavier Pérez Luco
Schmidt, Andreia
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Titre en portugais
Necessidades interventivas de adolescentes no sistema socioeducativo: perfis diferenciais e envolvimento com o sistema criminal
Mots-clés en portugais
Adolescente em conflito com a lei
Análises de conglomerados
Avaliação de necessidades
Comportamento antissocial
Resumé en portugais
A identificação de necessidades interventivas a serem priorizadas em contextos de atendimento a adolescentes em conflito com a lei pode contribuir para o alcance de um sistema de justiça juvenil que seja de fato reabilitativo e que favoreça o desenvolvimento dos adolescentes. Dentro do modelo teórico e metodológico do Risco-Necessidade-Responsividade, considera-se as necessidades interventivas aqueles aspectos dinâmicos que devem ser trabalhados em um contexto interventivo com foco na prevenção da reincidência. Evidências também indicam que os adolescentes que se envolvem com a prática de delitos constituem um grupo heterogêneo. Levando em conta as inúmeras possibilidades de combinação entre variáveis descritivas do padrão de conduta e de variáveis psicossociais dos adolescentes em conflito com a lei, uma das estratégias possíveis para apreender a diversidade é a identificação de "perfis". A partir deste cenário, essa tese foi guiada pelo objetivo geral de identificar necessidades interventivas em duas amostras de adolescentes em conflito com a lei, considerando uma possível heterogeneidade em termos de perfis e avaliar em que medida tais necessidades poderiam aumentar a chance de envolvimento com o sistema criminal adulto. Assim, três objetivos específicos foram desenvolvidos em três estudos complementares. O estudo I teve objetivo de caracterizar as necessidades interventivas dos adolescentes de cada perfil identificado no estudo prévio, de Galinari e Bazon (2021). A partir de uma amostra de 400 adolescentes em conflito com a lei e análises estatísticas de ANOVA e pós-teste de Bonferroni, foi identificado que os quatro perfis inicialmente identificados se diferenciavam entre si em relação as necessidades interventivas apontadas como relevantes de serem avaliadas segundo o modelo R-N-R. O estudo II teve como objetivo de testar a validade dos perfis identificados por Galinari e Bazon (2021) em uma amostra independente de adolescentes em conflito com a lei do sexo masculino e caracterizá-los em relação a indicadores de raiva e saúde mental. A partir de uma amostra confirmatória de 100 adolescentes e realização de análises de classes latentes, foi identificado perfis similares aos identificados na amostra exploratória além de diferenças entre eles em relação ao manejo da raiva e indicadores de saúde mental. Já o estudo III teve como objetivo identificar quais necessidades interventivas aumentavam a chance de a ocorrência de uma ação criminal após os adolescentes completarem 18 anos. Após, em média 4,8 anos de terem completado 18 anos, foi buscado a existência de ação criminal para 350 adolescentes que passaram pelo sistema socioeducativo. Foi identificado, por meio de Curvas de Kaplan-Meier e Regressão de Cox, evidências de que as variáveis internação, agressividade manifesta, impulsividade e pares antissociais aumentavam a aceleração da ocorrência da ação criminal e aumentavam sua ocorrência no modelo simples. No modelo ajustado não foram identificadas evidências significativas. Os resultados reforçam a hipótese da heterogeneidade entre adolescentes em conflito com a lei, o que demandaria a realização de intervenções diferenciais e personalizadas. Em termos da compreensão do fenômeno, os resultados apontam para uma relação não linear entre a conduta delituosa na adolescência e fatores de risco/ necessidades interventivas, além de indicar que a intervenção em necessidades psicossociais pode ser uma estratégia para prevenção da manutenção da conduta delituosa para além da adolescência. Pode-se considerar que, em última instância, o estudo contribui com a identificação de características que devem ser focalizadas em intervenções psicossociais no sistema socioeducativo bem como com a reflexão acerca da necessidade dessas intervenções serem personalizadas.
Titre en anglais
Intervention needs of adolescents in the socio-educational system: differential profiles and involvement with the criminal system
Mots-clés en anglais
Adolescents in conflict with the law
Antisocial behavior
Cluster analysis
Needs assessment
Resumé en anglais
Identifying interventional needs to be prioritized in contexts of assistance to adolescents in conflict with the law can contribute to achieving a juvenile justice system that is truly rehabilitative and that promotes the adolescents' development. The theoretical and methodological model of Risk-Need-Responsivity considers intervention needs to be those dynamic aspects that should be addressed in an intervention context focusing on preventing recidivism. Evidence also indicates that adolescents involved in offending are a heterogeneous group. Given the many possible combinations of variables describing the pattern of conduct and psychosocial variables of adolescents in conflict with the law, one of the strategies for understanding diversity is to identify "profiles". Based on this scenario, the thesis was guided by the general objective of identifying intervention needs in two samples of adolescents in conflict with the law, considering a possible heterogeneity in terms of profiles and assessing the extent to which these needs could increase the chance of involvement with the adult criminal system. Thus, three specific objectives were developed in three complementary studies. Study I aimed to characterize adolescents' intervention needs for each profile identified in the previous study by Galinari and Bazon (2021). Based on a sample of 400 adolescents in conflict with the law, ANOVA statistical analysis and Bonferroni post-test was performed, and it was identified that the four profiles initially identified differed from each other in terms of the interventional needs identified as relevant to be assessed according to the R-N-R model. Study II aimed to test the validity of the profiles identified by Galinari and Bazon (2021) in an independent sample of male adolescents in conflict with the law and to characterize them in relation to indicators of anger and mental health. Based on a confirmatory sample of 100 adolescents and latent class analysis, profiles similar to those identified in the exploratory sample were identified, as well as differences between them in relation to anger management and mental health indicators. Study III, on the other hand, aimed to identify which interventional needs increased the likelihood of criminal prosecution after the adolescents turned 18. An average of 4.8 years after turning 18, the existence of criminal proceedings was examined for 350 adolescents who had been through the socio-educational system. Kaplan-Meier curves and Cox regression identified evidence that the variables detention, manifest aggression, impulsivity, and antisocial peers increased the acceleration of the occurrence of criminal action and increased its occurrence in the simple model. No significant evidence was found in the adjusted model. The results reinforce the hypothesis of heterogeneity among adolescents in conflict with the law, which would require differential and personalized interventions. In terms of understanding the phenomenon, the results indicate a non-linear relationship between delinquent behavior in adolescence and risk factors/intervention needs, as well as indicating that intervention in psychosocial needs could be a strategy for preventing the continuation of delinquent behavior beyond adolescence. Ultimately, the study contributes to the identification of characteristics that should be focused on psychosocial interventions in the socio-educational system, as well as reflecting on the necessity for personalized interventions.
 
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Date de Libération
2026-05-21
Date de Publication
2024-07-10
 
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