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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2024.tde-10072024-150514
Documento
Autor
Nome completo
Deliani Caetano Trompieri Silveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2024
Orientador
Banca examinadora
Elias, Luciana Carla dos Santos (Presidente)
Ferreira, Marlene de Cassia Trivellato
Freitas, Marina Lemos Silveira
Título em português
Programa de promoção em habilidades sociais, busca e sentido da vida para adolescentes: um estudo de viabilidade
Palavras-chave em português
Adolescentes
Busca de sentido da vida
Habilidades sociais
Promoção
Sentido da vida
Resumo em português
A adolescência é uma fase importante, com rápidas mudanças biológicas, cognitivas, socioemocionais. Nesse contexto, as habilidades sociais são consideradas recurso de proteção ao desenvolvimento visto que pessoas mais habilidosas socialmente estabelecem interações mais satisfatórias para si e seu coletivo, contribuindo positivamente para sua saúde mental. Outros aspectos importantes na adolescência são consciência, responsabilidade, autotranscedências e esperança, pressupostos que colaboram para a descoberta do sentido da vida. O presente estudo teve como objetivo geral elaborar e verificar a viabilidade de um programa de promoção, assim como suas contribuições, destinadas ao desenvolvimento e/ou aprimoramento de habilidades sociais, além do despertar da consciência para a realização de valores e de sentido em adolescentes. Como objetivos específicos buscou-se comparar medidas de habilidades sociais antes e após aplicação do programa, e verificar a presença e a busca por sentido da vida antes e após a passagem pelo programa, segundo os próprios adolescentes. Participaram do estudo 11 alunos regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, com idades entre 13 a 15 anos, de ambos os sexos, pertencentes a escolas públicas e privadas de uma cidade de grande porte do interior paulista. Tratou-se de um estudo quantitativo, descritivo e de medidas repetidas, com recorte transversal e amostra de conveniência. Os instrumentos: Questionário Critério Brasil, Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Questionário de Sentido da Vida, Diário de Campo e Programa Zoe - Programa de Promoção em Habilidades Sociais, Busca e Sentido da Vida para Adolescentes. As avaliações e aplicação do programa foram realizadas de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet. Os resultados encontrados estão apresentados em dois estudos: Estudo I - Programa de Promoção em Habilidades Sociais, Sentido e Busca de Sentido da Vida em Adolescentes; com objetivo de avaliar as habilidades sociais e o sentido da vida, em adolescentes/alunos, antes e após passarem por um programa de promoção com foco nesses constructos. Os resultados encontrados apontaram ganhos no repertório comportamental dos adolescentes quanto às habilidades sociais e busca de sentido da vida; o programa mostrou-se viável quanto sua aplicabilidade, de baixo custo, enquadrando-se na possibilidade de realização em contexto escolar de forma online, como recurso de proteção ao desenvolvimento. Estudo II - Programa de promoção de habilidades sociais e sentido da vida: estudo de viabilidade, tendo como objetivo verificar a viabilidade de um programa de promoção de habilidades sociais, sentido e busca de sentido da vida em adolescentes; os resultados sinalizaram adequação nos itens de viabilidade avaliados, dentre os quais ganhos dos participantes nas variáveis avaliadas por medidas repetidas. Conclui-se que o programa pode contribuir com recursos importantes aos adolescentes, podendo ser aplicado em parceria com instituições escolares. O estudo realizado respondeu a seus objetivos, deixando clara a viabilidade do programa que foi desenvolvido, aplicado e avaliado. O mesmo demonstrou possibilidades de aplicação online no que tange os alcances e limitações e a possibilidade de se aplicar um programa de promoção de recursos importantes ao desenvolvimento, sendo o mesmo baseado em evidências e de baixo custo.
Título em inglês
Social skills, search and meaning in life promotion program for adolescents: a viability study
Palavras-chave em inglês
Adolescents
Meaning of life
Meaning search
Promotion
Social skills
Resumo em inglês
We live in an increasingly individualistic, competitive, fast-moving society, with idealized living standards, which can cause confusion about what is essential in life, leading to a total lack of meaning, loss and reversal of values. Social skills are considered important resources; socially skilled people can establish more satisfying social interactions for themselves and with their collective. Awareness of oneself and the other, responsibility and hope, are presuppositions that, according to Frankl, contribute to the meaning of life and are also important resources to development. Given the above, this study aimed to develop and verify the feasibility of a promotion program, as well as its contributions, intended to the development and/or improvement of social skills, meaning and the search for meaning in adolescents' life. As specific objectives, the following were sought: to carry out a systematic review of the literature; compare measures of social skills before and after application of the program according to teachers and students themselves; verify the presence of meaning in life and the search for meaning in life before and after the program, according to the students; compare measures of classroom behavior before and after the program, according to teachers; verify the associations between the studied variables and verify the feasibility of the program in remote application. So far, 7 students participated in the study, being enrolled in the 9th grade of elementary school, between the ages of 13 and 14 years old, of both sexes, belonging to public and private education system in a city in the interior of São Paulo. It was a convenience sample. The instruments used were the Questionário Critério Brasil, the Inventário de Habilidades Sociais para adolescentes, the Sondagem de habilidades sociais e problemas de comportamento de adolescentes em contexto escolar and the Questionário de sentido da vida. The evaluations and application of the program (12 sessions, lasting 1h30min, weekly) were carried out virtually, due to the conditions imposed by the pandemic. This is a quantitative, descriptive, correlational and repeated measures study. As results, so far, we have the program elaborated and its application in two small groups. The quantitative results indicated participants in the initial assessment with a good repertoire of social skills and concepts related to meaning and the search for meaning in life; after the intervention, significant gains in variables such as affective approach and social resourcefulness and; with regard to the analysis of the index of reliable changes, only one participant showed significant values in terms of frequency and another in terms of reducing the difficulty in emitting skills. It is expected that from the next semester the program can be carried out with more participants and in person, as well as making comparisons between an intervention group and a control group (paired groups), in order to conclude the feasibility of the program and its possible contributions.
 
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Data de Liberação
2026-05-09
Data de Publicação
2024-07-19
 
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