• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2018.tde-12122017-110913
Document
Auteur
Nom complet
Pedro Ernesto Rodrigues Maçaranduba
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2017
Directeur
Jury
Santos, Manoel Antonio dos (Président)
Ávila, Lazslo Antonio
Barbieri, Valeria
Leite Junior, Jorge
Titre en portugais
Encenações do desejo: contribuições para a iconologia do pornô
Mots-clés en portugais
Iconologia
Pornografia
Psicanálise
Resumé en portugais
A pesquisa acadêmica sobre pornografia permaneceu por um longo período monopolizada pela lógica texts and effects; ou seja, a investigação se orientava pela busca de consequências (em âmbitos individual, interpessoal e social) supostamente desencadeadas pelo consumo de materiais pornográficos. Essa linha de pesquisa contribuiu para a polarização do debate científico, fomentando a conformação de retóricas pró e antipornografia. Embora esse tipo de pesquisa ainda prevaleça nas publicações internacionais, desde o final da década de 1980 novos estudos passaram a interrogar a pornografia sob outras perspectivas. A presente pesquisa busca se filiar a esse campo de investigação recente, mas que já rendeu frutos significativos nacional e internacionalmente. A partir de um roteiro procedimental inspirado no método iconológico de Panofsky e ferramentas teórico-conceituais tomadas de empréstimo à psicanálise, elegemos a categoria "Pornô com história", da produtora Brasileirinhas (maior empresa do gênero em atividade no país), como fonte de dados. À época da coleta (maio-julho/2017), a categoria contava com 83 filmes, dos quais três foram excluídos do nosso estudo por serem produções estrangeiras. A decisão de trabalhar com filmes dotados de uma narrativa ficcional se deu em função da própria dimensão da pornografia que buscamos aqui dar relevo, a saber, sua natureza fantasística. A visualização de cada filme foi acompanhada da descrição iconográfica atenta a elementos como cenário, roteiro, personagens e diálogos. O material acumulado foi organizado a partir de três eixos: cenários, vocabulário pornô e representações dos sexos. A pesquisa argumenta que o pornô da Brasileirinhas constrói uma representação particular do erotismo que, ao mesmo tempo em que se dirige quase que exclusivamente ao público masculino heterossexual, busca se distanciar de práticas que fujam da heteronormatividade. Enxergamos no conjunto de palavras-fetiche que caracterizam o vocabulário da representação pornográfica manifestações de uma posição ambivalente perante o objeto sexual. Por último, argumentamos que a pornografia oferece a seu público uma solução utópica para ansiedades masculinas em tempos de crescente igualdade entre os gêneros e problematização da masculinidade. Essa solução utópica se materializa em aspectos como a representação de personagens femininas facilmente disponíveis para o sexo, o falo impassível e dotado da capacidade de proporcionar prazeres extraordinários (para si e para outrem).
Titre en anglais
Representations of desire: contributions for the iconology of porn
Mots-clés en anglais
Iconology
Pornography
Psychoanalysis
Resumé en anglais
Academic research related to pornography remained for a long time monopolized by the texts and effects logic. This means that scientific investigation was guided by the search of individual, interpersonal, and social consequences supposedly caused by the consumption of pornographic material. This line of research contributed to the polarization of the scientific discussion and stimulated the conformation of the rhetoric in pro/anti-pornography positions. Although this kind of research still prevails in international publications, studies began to analyze pornography under other perspectives by the late 1980s. The present work seeks to join this new line of studies that have already produced meaningful outcomes in Brazil and internationally. Following procedures based on Palofskys iconological method and managing theoretic and conceptual tools provided by psychoanalysis, we elected the Pornô com História category from Brasileirinhas website (greatest Brazilian pornographic film studio still in activity) as our data source. The category comprises 83 films; three of them were excluded from our study due to being foreign productions. The decision to work with films endowed with a fictional narrative was based on the very dimension of pornography we want to highlight, namely, its fantastical nature. The visualization of each film was followed by the iconographical description of scenarios, plots, characters and dialogues. The collected material was organized into three axes: scenarios, pornographic vocabulary and gender representations. We observed that Brasileirinhas pornographic films present a particular representation of eroticism: while addressed to a male heterosexual public, they try to keep distance from non-heteronormative practices. We also noted the presence of ambivalent behavior toward the sexual object in the fetish-words that constitute the pornographic vocabulary. Finally, we concluded that pornography offers a utopian solution for male anxieties in times of increasing gender equality and problematization of masculinity. This utopian solution is materialized in female characters easily available for sex and the impassive phallus endowed with the capacity to provide extraordinary pleasures (for itself and for others).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-03-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.