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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2019.tde-15082019-162836
Documento
Autor
Nome completo
Raissa Bárbara Nunes Moraes Andrade
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Zerbini, Thaís (Presidente)
Abbad, Gardênia da Silva
Martins, Maria do Carmo Fernandes
Miura, Irene Kazumi
Sticca, Marina Greghi
Versuti, Fabiana Maris
Título em português
Formação e qualificação de professores da rede estadual de ensino: efetividade de ações educacionais a distância
Palavras-chave em português
Educação a distância
Impacto do treinamento no trabalho
Mudança organizacional
Resumo em português
O subsistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de pessoas (TD&E), Avaliação de Treinamento, apresenta-se em constante avanço teórico e metodológico, porém, ainda são necessários estudos que envolvam modelos sistemáticos e multivariados em contextos diversificados de trabalhos para contribuir com agendas de pesquisa da área. Nesse sentido, a presente tese tem como objetivo propor e testar um modelo de avaliação de ações educacionais ofertadas a distância aos professores, visando identificar fatores que influenciam na efetividade de treinamentos dessa natureza, entre as variáveis do Indivíduo (Estratégias de Aprendizagem), de Reação ao Curso (Procedimentos Instrucionais) e da Organização (Suporte à Transferência), sendo a variável critério a Efetividade do Treinamento mensurada por meio das medidas de Impacto em Amplitude, Impacto em Profundidade e Mudança Organizacional. A amostra foi composta por professores que realizaram o Curso de Formação de Ingressantes PEB I ofertado pela Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza (EFAP). A coleta de dados foi realizada online na aplicação dos instrumentos de medida e presencialmente e online para as entrevistas e questionários qualitativos que mensuram a Mudança Organizacional. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias dos dados; análises fatoriais exploratórias e de consistência interna para verificação de evidências de validade dos instrumentos de medida; análises fatoriais confirmatórias das estruturas empíricas das escalas utilizadas; e uso da Modelagem por Equação Estrutural (MEE) para testar o conjunto de relações entre os construtos do modelo de investigação proposto e identificar diferentes relacionamentos entre variáveis. Além disso, usou-se de Análise de Conteúdo para realizar análises do material qualitativo advindo das entrevistas e questionário online. Foram confirmadas a validade e a confiabilidade dos instrumentos, configurando-se como ferramentas de avaliação úteis ao diagnóstico da efetividade de treinamentos. Os achados, baseados nos altos níveis de ajuste dos modelos encontrados, comprovaram o poder explicativo da satisfação com os procedimentos instrucionais, das estratégias de aprendizagem, e do suporte à transferência (material e de pares), para o processo subsequente de aplicação das novas habilidades no trabalho considerando ambos tipos de impacto, além da percepção de mudanças organizacionais advindas do treinamento. A análise de conteúdo demonstrou variadas mudanças organizacionais advindas do curso-alvo, com destaque para o uso de metodologias ativas de ensino. Os resultados das análises suprem lacunas de pesquisa e oferecem importantes subsídios à avaliação de programas de TD&E, trazendo avanços teórico-metodológicos e implicações práticas para essa área de estudo e intervenção
Título em inglês
Training and qualification of state public school teachers: effectiveness of distance educational actions
Palavras-chave em inglês
Distance education
Impact of work training
Organizational change
Resumo em inglês
The subsystem of Training and Development (T&D) programs, Training Evaluation, presents itself in a constant theoretical and methodological advance, however, studies are still needed that involve systematic and multivariate models in diverse contexts of Works. This thesis aims to propose and test a model of evaluation of educational actions offered at a distance to teachers, aiming to identify factors that influence the effectiveness of training of this nature, among the variables of the Individual (Learning Strategies), Reaction to the Course (Instructional Procedures) and to the Organization (Transfer Support), with the criterion being the Training Effectiveness measure measured by the Impact on Amplitude, Deep Impact and Organizational Change measures. The sample consisted of teachers who took part in the "Course of Training of Ingressants - PEB I" offered by the School of Teacher Training Paulo Renato Costa Souza (EFAP). Data collection was performed online in the application of the measurement instruments and online and in person for interviews and qualitative questionnaires that measure Organizational Change. Descriptive and exploratory data analyzes were performed; exploratory factorial and internal consistency analyzes to verify evidence of validity of measurement instruments; confirmatory factorial analyzes of the empirical structures of the scales used; and the use of Structural Equation Modeling (MEE) to test the set of relationships between the constructs of the proposed research model and to identify different relationships between variables. In addition, we used Content Analysis to perform analysis of the qualitative material coming from the interviews and online questionnaire. The validity and reliability of the instruments were confirmed, being configured as evaluation tools useful to the diagnosis of the effectiveness of training. The findings, based on the high levels of adjustment of the models, proved the explanatory power of satisfaction with instructional procedures, learning strategies, and transfer support (material and peers) for the subsequent process of applying the new skills in the work considering both types of impact, besides the perception of organizational changes coming from the training. The content analysis demonstrated several organizational changes resulting from the target course, with emphasis on the use of active teaching methodologies. The results of the analyzes supply research gaps and offer important subsidies to the evaluation of T&D programs, bringing theoretical-methodological advances and practical implications for this area of study and intervention8
 
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Tese.pdf (2.71 Mbytes)
Data de Publicação
2019-10-29
 
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