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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-20112019-214750
Document
Author
Full name
Isabela Rigo Caldeira Martins
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2019
Supervisor
Committee
Silva, Lucy Leal Melo (President)
Gamboa, Vítor Manuel Pacheco
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Vieira, Diana Margarida Pinheiro de Aguiar
Title in Portuguese
Autoeficácia na transição universidade-trabalho e adaptabilidade de carreira em finalistas do ensino superior
Keywords in Portuguese
Adaptabilidade de carreira
Autoeficácia
Natureza das instituições
Tipos de graduação
Transição universidade-trabalho
Abstract in Portuguese
Com as velozes mudanças no mundo do trabalho, dois construtos Autoeficácia e adaptabilidade destacam-se como relevantes no domínio da carreira. As pessoas que acreditam em suas capacidades para lidar com desafios e que atuam de forma determinada e motivada, de maneira autoeficaz, tendem a adotar posturas mais otimistas em relação a sua carreira, traduzindo-se em melhor capacidade de se adaptar às demandas do ambiente e à carreira e suas transições. Assim, este estudo objetivou descrever e avaliar as crenças de Autoeficácia na Transição e a Adaptabilidade de Carreira em finalistas de cursos superiores. Além disso, buscou-se relacionar essas duas grandes variáveis em função das variáveis natureza da instituição (pública ou privada) e tipos de cursos (tradicional e tecnológico). A amostra foi constituída por universitários cursando os dois últimos semestres de cursos superiores e os dados foram obtidos por meio de um questionário Sociodemográfico e duas escalas: (a) Escala de Autoeficácia na Transição para o mundo do Trabalho, versão brasileira (AETT-Br); e (b) Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC). Os dados foram coletados por meio de estratégia online e a divulgação da pesquisa foi realizada através das mídias e por convite aos coordenadores de cursos de instituições de graduação. Os dados foram tratados por meio a estatística descritiva, fatorial confirmatória e correlações entre as variáveis do estudo, suas dimensões e tipo de graduação e natureza das instituições. Por meio das análises realizadas, foi possível notar que existem correlações entre as duas variáveis do estudo, AAutoeficácia e Adaptabilidade de Carreira. As variáveis natureza da instituição e tipo de graduação, quando comparadas à Autoeficácia na Transição, não apresentam efeitos tão relevantes referentes à predição da Adaptabilidade de Carreira no processo de transição universidade-trabalho. Dois fatores da Autoeficácia são preditores da Adaptabilidade de Carreira, sendo que a dimensão com maior índice de predição é a Adaptação ao Trabalho. Também é relevante ressaltar que os diferentes tipos de graduação não apresentaram efeitos sobre as variáveis em estudo, mas as distintas naturezas das instituições (pública ou privada) apresentaram influência sobre os fatores da Adaptabilidade de Carreira e da Autoeficácia na Transição. Concluindo, a Adaptação ao Trabalho, dimensão da Autoeficácia na Transição, que tem sua definição relacionada à Adaptabilidade de Carreira, pode ser considerado o fator mais importante nesse processo de transição. Com base nos resultados apresentados, os recursos/habilidades que o estudante possui para se adaptar às mudanças são as competências imprescindíveis para o estudante atravessar essa fase de maneira menos conturbada
Title in English
Self-efficacy in university-work transition and career adaptability in higher education finalists
Keywords in English
Career adaptability
Graduation types
Self-efficacy
The nature of institutions
University-work transition
Abstract in English
With the rapid changes in the world of work, two constructs - self-efficacy and adaptability - stand out as relevant in the field of career. People who believe in their ability to cope with challenges and who act in a determined and motivated way, in a self-effective way, tend to adopt more optimistic positions regarding their career, translating into better capacity to adapt to the demands of the environment and to the career and its transitions. Thus, this study aimed to describe and evaluate the beliefs of self-efficacy in the transition and the adaptability of career in finalists of higher education. In addition, we sought to relate these two variables to the variables nature of the institution (public or private) and types of courses (traditional and technological). The sample consisted of university students attending the last two semesters of higher education and the data were obtained through a Sociodemographic questionnaire and two scales: (a) "Self-efficacy Scale in the Transition to the World of Work, Brazilian version" (AETT- Br); and (b) "Career Adaptability Scale" (EAC). The data were collected through an online strategy and the dissemination of the research was done through the media and by invitation to the coordinators of undergraduate courses. The data were treated through descriptive statistics, confirmatory factorial and correlations between the variables of the study, their dimensions and type of graduation and nature of the institutions. Through the analyzes performed, it was possible to notice that there are correlations between the two variables of the study, the self-efficacy and career adaptability. The variables nature of the institution and type of graduation, when compared to self-efficacy in the transition, do not present such relevant effects regarding the prediction of career adaptability in the university-work transition process. Two factors of self-efficacy are predictors of career adaptability, and the dimension with the highest index of prediction is the adaptation to work. It is also important to note that the different types of graduation did not affect the variables studied, but the different natures of the institutions (public or private) had an influence on the factors of career adaptability and self-efficacy in the transition. In conclusion, adapting to work, the dimension of self-efficacy in transition, which has its definition related to career adaptability, can be considered the most important factor in this transition process. Based on the presented results, the resources / abilities that the student possesses to adapt to the changes are the indispensable competences for the student to cross that phase in a less troubled way
 
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Publishing Date
2020-03-05
 
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