• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2018.tde-23032018-103830
Documento
Autor
Nome completo
Milene Soares Agreli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Bruns, Maria Alves de Toledo (Presidente)
Andrade, Antonio dos Santos
Moscheta, Murilo dos Santos
Pinto, Maria Jaqueline Coelho
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
Título em português
A inclusão da diversidade sexual na Universidade
Palavras-chave em português
diversidade de gênero
diversidade sexual
educação
fenomenologia
Universidade
Resumo em português
Nosso objetivo foi conhecer as histórias de vida de estudantes universitárias que vivenciam a diversidade sexual, bem como identificar sua recepção pelos docentes, em sala de aula, com vistas a compreender o fenômeno contemporâneo da inclusão da diversidade sexual na Universidade. Desta forma, norteamos o desenvolvimento deste estudo a partir dos três eixos teóricos seguintes: Horizontes da compreensão de gênero e da diversidade sexual na contemporaneidade, A inclusão educacional da diversidade sexual e a Universidade, e O corpo, a fala, a sexualidade e a diversidade sexual na fenomenologia de Merleau-Ponty. Para realizar tal intento elegemos a metodologia qualitativa fenomenológica, ancorada nos pressupostos teóricos do filósofo Maurice Merleau-Ponty, e os/as colaboradores/as foram contatados/as segundo o procedimento Bola de neve (Snowball). Foram entrevistadas, no total, cinco estudantes, sendo: três transexuais, um intersexual e uma drag queen, e cinco docentes, um homem e quatro mulheres, que tiveram, ou têm, em suas turmas, estudantes que vivenciam a diversidade sexual. Nos relatos de todas as colaboradoras estudantes emergiram 5 categorias: Nos horizontes da família; A trajetória escolar: do ensino fundamental ao médio; Nos horizontes da Universidade; e Projeto de vida. De forma singular, nos relatos das estudantes transexuais emergiu a categoria: Mundo-vida transexual; para a estudante intersexual emergiu a categoria Mundo-vida Intersexual; e, no relato da estudante drag queen emergiu a categoria Mundo-vida Drag queen. E para os/as docentes emergiram 4 categorias: O corpo percebido; A diversidade sexual e de gênero na Universidade; Nos horizontes da docência, e Intersubjetividade e consciência. Os relatos de nossas colaboradoras e seus/suas docentes revelam que os mundos-vidas destas estudantes são imersos em estigmas e sofrimentos. Muitos são os desafios a serem enfrentados para uma efetiva educação inclusiva para a diversidade sexual e de gênero. As transformações precisam atingir todas as instâncias do ensino, desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio para, enfim, alcançar o ensino superior
Título em inglês
The inclusion of sexual diversity in the University
Palavras-chave em inglês
education
gender diversity
phenomenology
sexual diversity
university
Resumo em inglês
Our objective was to know the life histories of university students who experience sexual diversity as well as to find out how their teachers receive them in the classroom to understand the contemporary phenomenon of the inclusion of sexual diversity in the University. In this way, we orient the development of this study from the following three theoretical axes: "Horizons of the understanding of gender and sexual diversity in the contemporaneity", "The educational inclusion of sexual diversity and the University, and" The body, speech and sexuality in Merleau-Ponty's phenomenology." In order to carry out such an attempt, we chose the phenomenological qualitative methodology, under Merleau-Pontys theoretical assumptions. The collaborators were contacted according to the procedure Snowball. A total of five students were interviewed: three transsexuals, one intersexual and one drag queen, and five teachers, one man and four women, who have had, or have, students in their classes who experience sexual diversity. In the reports of all the collaborating students it has arisen 5 categories: In the horizons of the family; The school trajectory: from elementary to middle school; In the horizons of the University; and Life project. In a unique way, in the transsexual students' reports emerged the category: World-transsexual life; for the intersexual student emerged the category Intersexual World-Life; and in the report of the student drag queen emerged the category World-life Drag Queen. And for the teachers emerged 4 categories: The perceived body; Sexual and gender diversity in the University; In the horizons of teaching, and intersubjectivity and consciousness. The reports of our collaborators and their teachers reveal that the world-lives of these students are immersed in stigma and suffering. There are many challenges to effective inclusive education for sexual and gender diversity. Transformations need to reach all levels of education, from elementary school, through high school and, finally, to higher education
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-04-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.