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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2018.tde-21062018-145543
Documento
Autor
Nome completo
Laura Camargo Macruz Feuerwerker
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Malik, Ana Maria (Presidente)
Campos, Gastão Wagner de Sousa
Kisil, Marcos
Título em português
Mudanças na educação médica e residência médica no Brasil
Palavras-chave em português
Brasil
Educação Médica
Residência Médica
Resumo em português
O objetivo deste trabalho foi identificar os principais movimentos e tendências da educação médica no Brasil nos últimos trinta anos e nesse marco entender o processo de construção social da Residência Médica e seu potencial de articulação com as propostas de mudança na área. Foram apresentados elementos que sugerem a existência de uma crise estrutural do modelo de atenção à saúde engendrado pelo capitalismo. É exatamente essa conjuntura específica de crise estrutural, paradigmática, que renova as possibilidades de desenvolvimento/ construção de alternativas com chances reais de se tomarem realidade, tanto em relação às maneiras de organizar a atenção à saúde, como em relação ao processo de formação dos profissionais de saúde, particularmente os médicos. Se interessa à humanidade reconstruir as práticas sanitárias de forma a aumentar sua capacidade de defender a vida dos indivíduos, está colocada a necessidade de as pessoas e os Estados buscarem recuperar seu controle sobre a saúde . A partir de uma reconstituição histórica das propostas de mudança na educação médica no Brasil, procurou-se identificar problemas conceituais que podem ter contribuído para o seu fracasso e apontar elementos significativos para o sucesso de propostas em construção. Um primeiro problema das propostas de mudança até o final da década de 80 teria sido sua dificuldade em traduzir para o campo da educação médica as insuficiências e dificuldades da prática médica e da organização dos serviços de saúde (diagnosticadas de maneira parcial e incipiente). Como traduzir em novos conteúdos de ensino-aprendizagem, em novas maneiras de pensar e organizar os currículos a possibilidade de organizar serviços de saúde mais (...)
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
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Data de Publicação
2018-06-21
 
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