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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2016.tde-21072016-140435
Documento
Autor
Nome completo
Laura Camargo Macruz Feuerwerker
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Tancredi, Francisco Bernardini (Presidente)
Campos, Gastão Wagner de Sousa
Malik, Ana Maria
Marsiglia, Regina Maria Giffoni
Paim, Jairnilson Silva
Título em português
Mudanças na educação médica: os casos de Londrina e Marília
Palavras-chave em português
Educação Médica
Estratégias de Mudança na Educação Médica
Mudanças na Formação dos Profissionais de Saúde
Mudanças nas Práticas de Saúde
Políticas Públicas de Saúde e Educação
Trabalho em Rede
Resumo em português
As escolas médicas brasileiras encontram-se diante do desafio de mudar para formar protissional crítico, capaz de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de levar em conta a realidade social para prestar atenção humana e de qualidade. As mudanças necessárias são profundas porque implicam a transformação de concepções, práticas e de relações de poder, tanto nos espaços internos das universidades, como em suas relações com a sociedade, especialmente como os serviços de saúde e com a população. O objetivo deste estudo foi analisar algumas das principais causas das sucessivas histórias de resultados desfavoráveis nas tentativas de mudar a educação médica; analisar como essas questões e problemas cruciais vêm sendo tratados em dois processos de mudança na educação médica atualmente considerados promissores, quais sejam as transformações curriculares de Marília e de Londrina; e construir um conjunto de idéias, propostas e instrumentos que contribuam para a produção de mudanças efetivas na educação médica no Brasil. A metodologia adotada foi a de estudo de caso informado pelo referencial crítico-dialético. Foi feita uma análise política dos processos, assumindo o poder como categoria analítica central. Nos dois casos estudados estão em curso mudanças profundas no âmbito da organização institucional, das concepções e das práticas, bem como das relações entre professores, estudantes, profissionais dos serviços e população. Há avanços significativos, mas também problemas e conflitos, níveis diferentes de acumulação de poder técnico e político, sendo necessário um período de consolidação.
Título em inglês
Changes in medical education: the cases of Londrina and Marilia
Palavras-chave em inglês
Change Strategies in Medical Education
Changes in Health Practices
Changes in the Training of Health Professionals
Medical Education
Public Policy and Health Education
Work Network
Resumo em inglês
Brazilian medical schools have to face the challenge of changing so as to graduate professionals capable of critical and self conducted learning, of working in teams, of taking social reality into account in the clinical practice and of delivering health attention of good quality. Deep changes will be necessary as conceptions, practices and of relations of power inside and outside the university have to be addressed. This study meant to analyze the main causes of the previous unsuccessful experiences of changes in medical education in Brazil; to analyze how the identified critical questions are being dealt in two changing processes that are taking place in Marília and Londrina and build a set of ideals, proposals and tools that can be useful for changing medical education in Brazil. The adopted methodology was a case study orientated through the critical-dialectic reference. A political analysis was made, taking power as the central analytical category. Both of the studied cases reveal deep changes in the fields of institutional organization, conceptions and practices and relations between faculties, students, health professionals and people. Both groups present relevant results, but also problems and conflicts and different leveis of technical and political power accumulation, what makes necessary a consolidation phase to take place.
 
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Data de Publicação
2016-07-21
 
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