• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2013.tde-02042013-095943
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Costa de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi (Presidente)
Natal, Delsio
Sparti, Sonia Chébel Mercado
Título en portugués
Educação ambiental para promoção da saúde com trânsito solidário
Palabras clave en portugués
Educação
Meio Ambiente e Trânsito
Resumen en portugués
A poluição do ar é um fenômeno decorrente, principalmente, da atividade humana em vários setores, agravada pelo crescimento populacional e econômico, pelas grandes inovações tecnológicas e a rápida industrialização, que tornaram-na uma preocupação crescente, pois seus efeitos são claramente perceptíveis e sentidos por toda a sociedade, sejam crianças, adultos e idosos. Um dos maiores problemas ambientais atualmente é a poluição do ar. Os veícul os automotores são a pri nci pal fonte de pol ui ção atmosf éri ca e de ruído na ci dade de São Paul o como também, de outras regi ões metropol i tanas do país. Uma das al ternati vas que poderá mi ni mi zar este probl ema é a impl antação de um Programa de Carona Sol i dári a. O objetivo deste estudo portanto, foi: a) identificar os motivos que levam ou não as pessoas a participarem de um Programa de Carona Solidária na cidade de São Paulo-SP; b) verificar seus conhecimentos, opiniões e percepções sobre as relações entre a saúde e o meio ambiente; e em particular sobre o uso do automóvel e a poluição ambiental e c) verificar em que medida essas percepções poderão influenciar a decisão em participar de um Programa dessa natureza. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a quali-quantitativa, tendo sido aplicado um questionário voltado para os funcionários de uma Instituição Hospitalar e também foram realizadas entrevistas com profissionais das áreas de saúde e meio ambiente. Conclusão: todos os participantes da pesquisa demonstraram ter preocupação com a qualidade do meio ambiente, pensando nas futuras gerações. No entanto, nas questões práticas como compartilhar o automóvel para participar da Carona Solidária, verificou-se um certo desinteresse. O grupo não está preparado para compartilhar o automóvel principalmente por razões socioculturais. Dar e receber carona de pessoas conhecidas, também é um fator que influencia a adesão ao Programa, para que os entrevistados sintam segurança ao participar. Na opinião dos entrevistados a implementação da Carona Solidária será mais efetiva se for realizada em empresas, escolas, universidades ou outras instituições onde as pessoas já se conhecem. Possuir um carro constiui-se ainda em um valor para uma parcela considerável da população entrevistada. A dificuldade em estabelecer relação entre saúde e ambiente também interfere na adesão dos profissionais mesmo considerando uma iniciativa interessante. Acredita-se que a educação ainda seja o melhor caminho para que ocorram mudanças de atitudes
Título en inglés
Environmental Education for promotion of Health by Sympathetic Traffic
Palabras clave en inglés
Education
Environment and Traffic
Resumen en inglés
Air pollution is a phenomenon mainly derived from human activity in several sectors, aggravated by economy and population growth, by the large technological innovations and the rapid industrialization, which made it a growing concern, for its effects are clearly perceptible and felt by the entire society, whether they are children, adults or elderly. One of the major environmental problems is currently air pollution. Automotive vehicles are the main source of atmospheric pollution and noise in the city of São Paulo as well as in the other metropolitan regions of the country. One alternative to possibly minimize this problem is the implementation of a Sympathetic Car Ride Program. The objective of this study was therefore: a) to identify the reasons for people participating or not in a Sympathetic Car Ride Program in São Paulo City-SP; b) to verify their knowledge, opinions and perceptions about the relationship between health and environment; and particularly about the use of the automobile and environmental pollution and c) to verify in to what extent these perceptions would influence their decision to take part in a Program of this nature. The quail-quantitative research methodology was used: a hospital clerk oriented questionnaire was applied to the workers of a health institution and so were interviews with health and environment professionals. Conclusion: all the participants surveyed demonstrated to have preoccupation with the quality of the environment when thinking on future generations. Nonetheless, on practical issues such as sharing the automobile to participate in the Sympathetic Car Ride, a certain lack of interest was verified. The group showed not to be prepared to share the automobile mainly for socio-cultural reasons. To give and to get a ride from known people is also a factor that influences the adhesion to the Program in order that the interviewees feel safe when participating. In the interviewees´ opinion the implementation of the Sympathetic Ride will be more effective if it is carried out in companies, schools, universities or other institutions where people already got to know one another. A considerable part of the interviewed population still places high value on owning a car. The difficulty in establishing a relationship between health and environment also interferes in the adhesion of the professionals even though they consider it to be an interesting initiative. Education is still believed to be the best way in order that attitude change occurs
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
SandraCosta.pdf (4.71 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-05-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.