• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2018.tde-06022018-105543
Documento
Autor
Nombre completo
Marcia Meneghel Bardou de Carvalho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1995
Director
Tribunal
Westphal, Marcia Faria (Presidente)
Abbate, Solange L
Gatti, Bernardete Angelina
Levy, Maria Stella Ferreira
Pereira, Isabel Maria Teixeira Bicudo
Título en portugués
Professor: um profissional, sua saúde e a educação em saúde na escola
Palabras clave en portugués
Educação em Saúde
Professores
Saúde do Trabalhador
Resumen en portugués
Este estudo realizado com professores de 1º e 2° graus das escolas estaduais da Delegacia de Ensino de Moji Mirim, São Paulo, em 1993, teve como objetivo descrever e analisar as representações destes professores, seu estado de saúde, relacionando-o às condições de vida e trabalho e a sua atuação em relação à Educação em Saúde nas escolas. Descreveu-se o professor enquanto um profissional, sua ligação à entidade de classes e a percepção do respaldo que as mesmas oferecem aos professores. Foram analisados também as representações sobre o objetivo da escola de "formar politicamente o cidadão". Investigou-se a existência da "Sindrome de Burnout" entre estes profissionais, testando-se a validade e a fidedignidade do Maslach Burnout Inventory, o M.B.I. , para a nossa população. Foram levantadas as Licenças-Saúde registradas por estes professores, bem como demais sinais e sintomas referidos pelos mesmos, além das faltas aulas e faltas dias, relacionando estes dados com as sub-escalas do M.B.I.
Título en inglés
Teacher: a professional, his health and health education at school
Palabras clave en inglés
Health Education
Teachers
Worker's Health
Resumen en inglés
This study was realized in 1993, with Public School's teachers (first and second grades). These teachers were joined to Instruction Delegacy of Moji-Mirim (S.P.) Brazil. It had as objective describe and analise these teachers representations about their health state, relating them according to their job and life condition and their activities in relation to School Health Education. The teacher was described while a profissional, his joining to the classes intity and the backboard perception, that the same offer to the teachers. The representations were also analised about the school objective "to graduate politicaly, to graduate the citizen". The existence of the Burnout Syndrome was investigated among these professionals, testing the Maslach Burnout Inventory validity and the reliability the M.B.I., to our population. It were risen the health licence registered for these teachers, as well as others signs and symptoms referred to the same, besides abscence classes and abscence days, relating these researched elements with the M.B.I. subscales.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-02-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.