• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-08042020-112514
Documento
Autor
Nome completo
Martha Lucia Alzate Posada
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1998
Orientador
Banca examinadora
Sá, Evelin Naked de Castro (Presidente)
Kisil, Marcos
Plonski, Guilherme Ary
Salum, Maria Josefina Leuba
Santos Junior, Manuel Fernando Queiroz dos
Título em português
Organizações não governamentais que trabalham com HIV/AIDS em Santa Fe de Bogotá, D.C.-Colômbia: origens e tendências
Palavras-chave em português
Formulação de Políticas
HIV
Organização de Planejamento em Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Resumo em português
A análise descritiva de onze Organizações Não Governamentais que trabalham com AIDS - ONG-HIV/AIDS da cidade de Santa Fe de Bogotá, D.C., - Colômbia, sob o atual contexto sócio-político e econômico, partiu do interesse e a necessidade de estudá-las desde sua criação e em suas formas de organização e desenvolvimento, objetivando identificar generalidades e particularidades, que posteriormente, possam orientar possíveis tendências ou projeções. Por meio de observações, revisão de documentos e diálogos abertos, previamente estruturados, obtiveram-se informações qualiquantitativa com os atores participantes. Informações que foram agrupadas, relacionadas e ilustradas, e isso permitiu aproximações mais exatas sobre o surgimento e identificação de lementos organizativos com os diferentes fatores reais e potencias derivados da dinâmica epidemiológico-social da infecção por HIV/AIDS, das rápidas mudanças do mundo moderno e, em especial, da sociedade da qual fazem parte. Surgiram, paralelamente com a evolução da infecção em 1984, como resposata às diferentes reações individuais e coletivas da sociedade, atuando junto e ao lado das esferas sociais. Apresentam características similares no processo de conformação, organização e realização de atividades, com predomínio das relacionadas com a promoção e prevenção da saúde (educação), seguidas das assistenciais e, menos freqüênte, as investigativas e apoiadas com atividades administrativas básicas. Em seu desenvolvimento, observam-se faquezas e potencialidades que influem em sua estabilidade interna e externa e nas possibilidades de transformação e na perenidade. Precisam atingir seus fins com maior objetividade, qualidade técnica e financeira, de acordo com as tendências mundiais, epidemiológico-sociais da AIDS e aos resultados derivados do presente estudo. Por último, são feitas recomendações que permitam fortalecer-se administrativamente e constituir-se em empresas proativas legítimas, com um voluntariado de ponta e abertas a novas alianças.
Título em espanhol
Not available
Palavras-chave em espanhol
Not available
Resumo em espanhol
El análisis descriptivo de once Organizaciones No Gubemamentales que trabajan en SIOA- ONG-VIH/SIDA de la ciudad de Santa Fe de Bogotá D.C., - Colombia, en el actual contexto socio-político y económico, partió del interés y la necesidad de estudiarlas desde su génesis y en sus formas de organización y desarrollos, para identificar generalidades y particularidades que, posteriormente, orienten posibles tendencias o proyecciones. Por medio de observaciones, revisión de documentos y diálogos abiertos, previamente estructurados, se obtuvo información cualicuantitativa con los diferentes actores que hacen parte de ellas, información que posteriormente, fue agrupada, relacionada e ilistrada, que permitió aproximaciones más exactas sobre el surgimiento e identificación de elementos organizativos con los diferentes factores reales y potenciales derivados de la dinámica epidemiológico-social de la infección por VIH/SIOA, de los acelerados cambios del mundo modemo y, en especial, de la sociedad de la cual hacen parte. Surgieron paralelamente con la evolución de la infección en 1984, como respuesta de las diferentes reacciones individuales y colectivas de la sociedad, actuando junto y al lado de las esferas sociales. Presentan características similares en el proceso de conformación, organización y realización de actividades, con predomínio de las relacionadas con la promoción y prevención (educación), seguidas de las asistenciales, y menos frecuente, las investigativas e apoyadas por actividades administrativas básicas. En su desarrollo se observan debilidades y potencialidades que influyen en su estabilidad extema e intema y en las posibilidades de transformación y perennidad. Elias requieren abordar su finalidad con mayor objetividad, calidad técnica y financiara, de acuerdo a las tendencias mundiales, epidemiológicos-sociales del SIDA y a los resultados del presente estudio. Por último son formuladas recomendaciones que les permitiran fortalecerse administrativamente y constituirse en empresas proactivas, legítimas, con un voluntariado de punta y abiertas a nuevas alianzas, entre otras.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-04-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.