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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2002.tde-10092024-134900
Documento
Autor
Nome completo
André Luis Torres da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi (Presidente)
Castellanos Fernandez, Roberto Augusto
Gil, Antonio Carlos
 
Título em português
A saúde bucal coletiva sob a ótica de professores da rede estadual de ensino de São Paulo
Palavras-chave em português
Escola Promotora da Saúde
Programas Públicos Odontológicos
Promoção de Saúde
Saúde Bucal Coletiva
Resumo em português
A Saúde Bucal Coletiva trouxe uma nova abordagem de atenção à saúde bucal, baseada na promoção, recuperação e manutenção da saúde, de forma integral e voltada à coletividade. A concepção da Escola Promotora da Saúde tem em seu contexto a integralidade na atenção à saúde, buscando a construção de uma sociedade democrática, envolvendo toda a comunidade escolar, visando a promoção da saúde. O presente estudo teve como objetivos investigar os conhecimentos e opiniões dos professores da Rede Pública Estadual do ensino fundamental do Município de São Paulo, sobre os programas de saúde bucal desenvolvidos nas Unidades Escolares e sobre a iniciativa das Escolas Promotoras de Saúde. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, como instrumento para a coleta de dados o survey, em um questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Participaram 166 professores que lecionavam da 1ª a 4ª série em 32 escolas. Os professores classificaram os programas de saúde bucal como bom (42%), efetivo (99%) e que gostariam de participar dos programas (72%). A maioria não conhecia o conceito da Escola Promotora da Saúde (88%). Os programas de saúde bucal analisados não priorizavam a educação em saúde como estratégia de promoção de saúde, propõem-se uma maior cobertura dos programas de saúde bucal desenvolvidos nas escolas, recomendando-se a elaboração de um fórum permanente para a discussão desses programas e a criação de oficinas de capacitação pedagógica à equipe de saúde bucal para a efetividade dos programas.
 
Título em inglês
Oral health programs and State Public School teachers opinion in Sao Paulo
Palavras-chave em inglês
Collective Oral Health
Health Promoting School
Health Promotion
Odontological Public Programs
Resumo em inglês
The Collective Oral Health brought a new approach of attention to oral health, based on promotion, recovering and maintenance of health, in an integral way and turned to collectivity. The conception of the Health Promoting School has in its context the total attention to health, searching the building of a democratic society, involving all the scholar community, aiming the promotion of health. This study had as an objective to investigate the knowledge and opinion of the State Public School teachers from de elementary school from the city of São Paulo, about the oral health programs developed in the schools and about the initiative of the Health Promoting Schools. The methodology used was qualiquantitative, the survey as an instrument for the raising of data, in a questionnaire semi-structured with open and closed questions. One hundred and sixty six teachers who taught from 1st to 4th degrees in 32 schools, participated. The teachers classified the oral health programs as good (42%), effective (99%) and who wanted to take part in the programs (72%). The most of them didn't know about the concept of Health Promoting Schools (88%). The analyzed oral health programs didn't prime for the education in health as a strategy of health promotion, they propose a larger covering of the oral health programs developed in schools, recommending the creation of the permanent forum for the discussion of these programs and the creation of pedagogical capacitation office to the oral health staff for the effectiveness of the programs.
 
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Data de Publicação
2024-09-10
 
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