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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2011.tde-15042011-090424
Documento
Autor
Nombre completo
Edson Vanderlei Zombini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi (Presidente)
Spinola, Aracy Witt de Pinho
Viegas, Drauzio
Título en portugués
Classe hospitalar: uma estratégia para a promoção da saúde da criança
Palabras clave en portugués
Classe Hospitalar
Educação em Saúde
Humanização
Material Instrucional
Promoção da Saúde
Resumen en portugués
A saúde é determinada por condições sociais, econômicas, educacionais, políticas e ambientais extrapolando, portanto, a dimensão exclusivamente biológica. Sua promoção definida como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, depende da colaboração de diversos setores, da participação popular e da utilização de diferentes instrumentos, tais como: educação, informação e legislação. A abordagem educativa deve estar presente em todas as ações para promover a saúde e prevenir as doenças. Dentre as diretrizes da Promoção da Saúde está a criação de ambientes favoráveis à saúde. A Classe Hospitalar é um espaço dentro dos hospitais reservado ao desenvolvimento de atividades pedagógico-educacionais em ambiente favorável à promoção do bem estar das crianças. Possibilita a construção de conhecimentos, a capacitação e o ensino de algumas habilidades e contribui para o desenvolvimento infantil. Ameniza o sofrimento da criança, tranquilizando os pais durante a hospitalização. É uma importante aliada no processo de Humanização Hospitalar. Um trabalho pedagógicoeducacional, utilizando como apoio um Manual de Saúde Ocular, dois filmes e jogos de multimídia, foi realizado em uma classe hospitalar de um Hospital Público com a finalidade de analisar as suas contribuições para promover a educação e promoção da saúde entre crianças internadas. A partir do uso desse material instrucional, verificaram os seus efeitos na redução de sentimentos negativos, tanto das crianças quanto de seus pais, inerentes à hospitalização. Entrevistas com os pais e educadores bem como observação dos alunos em sala de aula permitiram avaliar os benefícios das atividades. O material educativo mostrou-se eficiente tanto para a educação continuada dos educadores, quanto para a intermediação da informação entre o professor e o aluno, melhorando a construção de conhecimentos relativos à saúde e a doença. Além disso, favoreceu as relações sociais entre os alunos e seus familiares, reduzindo a preocupação dos pais quanto à quebra da rotina escolar do filho doente. Percebeu-se um desinteresse da escola em que os doentes estavam matriculados antes da internação. Não procurava saber notícias sobre seu aluno hospitalizado. Ficou evidente a importância da Classe Hospitalar em amenizar os efeitos negativos da hospitalização. Este espaço é favorável ao desenvolvimento de atividades de educação em saúde durante a hospitalização contribuindo para o empoderamento necessário para vencer as barreiras que se impõem à uma participação mais efetiva em prol de um bom nível de saúde e de qualidade de vida
Título en inglés
Hospital school: a strategy for promoting a child´s health
Palabras clave en inglés
Health Education
Health Promotion
Hospital School
Humanization
Instructional Material
Resumen en inglés
Health is determined by social, economical, educational, political and environmental conditions, therefore, beyond its solely biological dimension. Its promotion defined as the process of the community empowerment to act for the improvement of their quality of life and health depends on the collaboration of several sectors, population participation and the use of different resources, such as: education, information and legislation. The educational approach should be present in all actions to promote health and prevent diseases. The creation of health favorable environments is among the guidelines for the Promotion of Health. The Hospital School is a room inside hospitals maintained for the development of educational-pedagogic activities in an environment that favors the promotion of childrens well-being. It makes the construction of knowledge, the skills building, and the teaching of some abilities possible, and it also contributes to the child development. It softens childs suffering, easing parents during hospitalization. Its an important ally in the process of Hospital Humanization. An educational-pedagogic work was carried out by using an Eye Health Manual, two movies and multimedia games as aids in a hospital classroom of a public Hospital aiming at analyzing their contribution in promoting education and health among hospitalized children. From the use of these instructional materials, the effects in the reduction of both childrens and parents´ negative feelings inherent in hospitalization were verified, The interviews with parents and educators as well as the observation of the pupils in the classroom allowed us to assess the benefits of these activities. The educational material showed to be efficient both for the continuing formation of the educators and for the mediation of the information between teacher and pupil improving the construction of knowledge related to health and disease. Besides that, it favored social relationships between the students and their family members reducing parents´ worry about the break of their sick childs school routine. A lack of concern from the school where the sick students were enrolled before hospitalization was perceived. They didnt ask for any news about the hospitalized student. The importance of the Hospital School in soothing the negative effects of hospitalization became evident. This space favors the development of the activities of health education during hospitalization thus contributing to the necessary empowerment to overcome the barriers which are imposed on a more effective participation towards a good level of health and quality of life
 
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EdsonZombini.pdf (1.66 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-05-10
 
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