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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2007.tde-31102023-143150
Documento
Autor
Nome completo
Regina Célia Canel
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Castro, Claudio Gastão Junqueira de (Presidente)
Campinas, Lucia de Lourdes Souza Leite
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
Título em português
O setor privado e a promoção da saúde: um estudo de caso
Palavras-chave em português
Diretrizes e Estratégias em Promoção da Saúde
Parcerias Público-Privadas
Promoção da Saúde
Promoção da Saúde e Setor Privado
Responsabilidade Social Empresarial
Resumo em português
O conceito e as práticas relativas à Promoção da Saúde (PS) possibilitaram um novo entendimento sobre saúde/doença, e as Declarações e as Cartas dos encontros internacionais de PS sempre enfatizaram a necessidade de integração dos esforços e recursos dos diversos setores (público, privado e terceiro setor). Ao mesmo tempo, o meio empresarial, no mundo e no Brasil, tem manifestado uma preocupação crescente em assumir um papel socialmente responsável. Para verificar se e como essa, preocupação empresarial acompanha as diretrizes e estratégias da PS, procurou-se descrever e analisar as políticas e as práticas de PS de uma empresa do setor privado, localizada na Grande São Paulo. Para se chegar à escolha da empresa, foi feito um levantamento do que existe no meio empresarial de práticas possivelmente orientadas em direção à PS. O levantamento foi feito consultando-se organizações sociais e empresariais, e publicações da imprensa. Verificou-se 1que a atuação social das empresas está, em geral, indiretamente ligada à saúde (por exemplo, através da preocupação com o meio ambiente); que o investimento social é feito com dispersão e tendendo à filantropia, e é de preferência dirigido à área da educação. Verificou-se I também que a PS não é, ou é pouco, conhecida. A empresa escolhida para o estudo de caso foi a Nestlé Brasil, que mantém programas que podem ser considerados como alinhados com as diretrizes e estratégias da PS. O estudo de caso constou da descrição do perfil da empresa escolhida e de seus programas sociais, e da análise. qualitativa de um desses programas na área da nutrição.
Título em inglês
Private sector and health promotion: a case study
Palavras-chave em inglês
Corporate Social Responsability
Guidelines and Strategies in Health Promotion
Health Promotion
Health Promotion and Private Sector
Public-private Joint Venture
Resumo em inglês
Principles of, and strategies for, Health Promotion (HP) allow a new understanding of health/illness relationship. Declarations and Charters of International Conferences on HP emphasize that in order to reach desired goals and to consolidate most objectives a great degree of integration is necessary among all ' sectors: public, private and· third sector. At the same time, corporate world is paying increased attention to environmental and social consequences of its actions. In order to check whether such corporate preoccupation follows policies and practices related to HP, a study has been conducted on a large food company (Nestlé Brasil) located in São Paulo, focussing on the guidelines and strategies of this company in developing social · programs. The company has been selected after a research in social and corporate organizations and the press. Such research showed that health is not a corporate main interest, that social investment tends to be scattered among many programs, that most programs are oriented ·towards philanthropy or education. It also appears that HP is usually little known in the corporate world. A case study of Nestlé's social programs has been conducted, especially of one of them, directed to the betterment of nutrition.
 
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Data de Publicação
2023-10-31
 
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